11 de agosto Dia do Estudante

Parabéns a todos os estudantes, em especial aos da rede municipal da Serra!

11 de agosto Dia do Estudante


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Freepik

Se a Educação é o único mecanismo capaz de realmente nos tornar iguais, então o estudante é a principal ferramenta de um sistema que precisa ser constantemente redefinido. 

Uma pessoa nunca aposenta oficialmente seu título de estudante, o ser humano está em constante estado de aprendizado. Talvez num passado não tão distante fomos estudantes de educação infantil, ensino fundamental, médio ou superior. Mas o mundo gira, a globalização se espalha e em um ritmo frenético e estamos o tempo todo na posição de um estudante, para aprender a coisa nova, para fazer parte de algo, para acompanhar a dinâmica da vida, nos manter em movimento e dançar conforme a música.

É verdade que o conhecimento é a única coisa que não nos pode ser tirado de forma nenhuma e é um direito que jamais nos deveria ser negado. E quando se tem a garantia do acesso a uma boa educação, suas chances de competir de igual para igual no futuro são maiores. É isso que deve ser perseguido e conquistado,  as oportunidades não podem fazer distinção de classe, cor ou gênero, têm de ser igual para todos e o principal acesso a elas é a Educação. 

Por isso a Prefeitura da Serra investe diária e intensivamente nas crianças e estudantes da rede de ensino da cidade. O compromisso é com o coração do estudante em sua principal jornada: o começo. A base da vida escolar, lá onde se planta a sementinha da sede de saber, que tem início na educação infantil e se estende até o ensino fundamental para quando chegar o momento de ser estudante no mundo das decisões, o aluno da rede de ensino da Serra possa estar preparado para ir tanto de encontro, quanto ao encontro do futuro. 

Quem é o profissional que atua em uma comunidade escolar, seja professor, seja pedagogo, seja a “tia” da limpeza, se não um estudante em uma diferente fase? E quem melhor para capacitar e instrumentar um aluno do que alguém que uma vez experimentou na pele? E justamente por ter vivido a situação quer o melhor para os que trilham hoje o caminho passado por eles um dia. Aos nossos profissionais que levam ao pé da letra o conceito de transmitir conhecimento, o nosso muito obrigada! 

As nossas pequenas sementes que iniciaram agora o vasto percurso do conhecimento, parabéns! Persistência, aproveitem as oportunidades a cada esquina, usufruam dos erros e dos acertos, porque tudo é aprendizado e esse é o grande barato de ser um estudante, a jornada! Afinal, ela não acaba.