A importância da poda regular e adequada das árvores

As árvores precisam passar pela poda para garantir, por exemplo, que seus galhos não entrem em contato com a rede de energia elétrica

A importância da poda regular e adequada das árvores


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sese-PMS

A Serra é uma cidade privilegiada, com vias arborizadas, parques e muita natureza cercando todo o município. É nítido que a arborização é um elemento de grande importância na paisagem da nossa cidade. No entanto, as árvores precisam passar pela poda para garantir, por exemplo, que seus galhos não entrem em contato com a rede de energia elétrica ou atrapalhem a visualização da sinalização de trânsito. 

No município da Serra a poda de árvores é uma atividade regular, realizada pela Secretaria de Serviços do município (Sese), respeitando o Cronograma Semanal de Serviços. De acordo com o secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, a poda é uma atividade extremamente necessária para evitar, por exemplo: 

- Curto-circuito em redes aéreas

- Interrupção no fornecimento de energia elétrica

- Riscos para os pedestres

- Rompimento de cabos condutores da rede elétrica

- Comprometimento da iluminação pública

Nesta semana, a equipe da Sese, responsável pela poda de árvores, esteve em Bicanga para realizar o serviço, que já estava programado, conforme cronograma divulgado no último dia 1º de maio. O serviço, além de garantir a segurança da população, a qualidade dos serviços de iluminação pública e fornecimento adequado de energia elétrica, ainda deixa a cidade mais bonita. 

Podas e cortes urgentes

Embora a poda de árvores seja um serviço programado semanalmente pela Secretaria de Serviços da Serra, em casos de urgência, como galhos próximos ou sobre a rede de energia elétrica, e ainda árvores com risco de queda, qualquer pessoa pode solicitar a poda ou corte desses galhos ou árvores. 

Como solicitar

O pedido deve ser feito pelo e-mail andre.ribeiro@serra.es.gov.br, anexando uma foto da árvore. Assim que a Secretaria de Meio Ambiente autoriza, entra em ação a Secretaria de Serviços, que executa o corte ou a poda, conforme a necessidade.