Ação de mobilização contra o trabalho infantil

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros trabalham ilegalmente

Ação de mobilização contra o trabalho infantil

Texto: Munik Vieira - Foto: Semas/Divulgação

O trabalho infantil é proibido no Brasil. Mesmo assim, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros trabalham ilegalmente. Para conscientizar a sociedade sobre os riscos dessa atividade, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã dessa sexta-feira (19), uma ação contra o trabalho infantil.

As ações foram realizadas próximo à Praça das Águas, na região de Jacaraípe, e próximo ao Shopping Laranjeiras, em Laranjeiras. Atores  usaram camisa e bonés da campanha e distribuíram panfletos de conscientização contra o trabalho infantil, com objetivo de sensibilizar e alertar a população para o tema.

Para a gerente de proteção social e especial da Semas, Raphaella Ferreira, a ação é importante pois o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos. “O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal. Nós, como poder público, temos que assegurar a garantia dessas crianças em escolas, para protegê-las”, complementa.

Qualquer pessoa que tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança que esteja em situação de trabalho infantil deve denunciar pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do país por meio de discagem direta e gratuita de qualquer telefone fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.