Ações do Maio Amarelo alcançam mais de 3 mil pessoas na Serra

Mês de conscientização sobre os perigos do trânsito foi marcado por ações educativas em escolas, empresas e blitz em diversos pontos da Serra

Ações do Maio Amarelo alcançam mais de 3 mil pessoas na Serra

Texto: Miranda Perozini - Foto: Bruno Leão

O Maio Amarelo é o  movimento de âmbito mundial que une poder público e sociedade civil em conscientização a respeito da importância da segurança no trânsito. Na Serra, as ações lideradas pelo Departamento Operacional de Trânsito (DOT) alcançaram mais de 3 mil pessoas.

Simulação de acidente com múltiplas vítimas, ação de enfrentamento à exploração sexual infantil, blitz educativas, palestras em empresas privadas, abordagens em escolas de ensino básico e fundamental e até formação para condutores da Prefeitura da Serra marcaram um mês de muito trabalho e dedicação no DOT.

A Chefe do Núcleo de Educação de Trânsito, Rosemary Nunes, conta um pouco do objetivo das ações e avalia o balanço deste ano.

"Preparamos para este mês diversas ações educativas em conjunto com outras forças de segurança e o próprio DETRAN. Levamos ao condutor a importância de respeitar as leis de trânsito, e mostramos que juntos somos responsáveis por um trânsito mais seguro", disse.

Durante este mês, foram mais de 900  crianças e adolescentes atendidos em ações educativas nas escolas. Para a Prefeitura da Serra, um trânsito mais consciente começa desde cedo. “As ações nas escolas sempre rendem bons frutos. As crianças aprendem que podem não só ter uma atitude legal nas ruas, mas também confiar na equipe policial. Nos aproximamos da comunidade e contribuímos para construir uma nova realidade para aqueles meninos e meninas”, explicou.

Além das escolas, mais de 450 motociclistas foram beneficiados em ações de blitz educativas com instalação da ferramenta corta linha, que ajuda na prevenção de acidentes com cerol de pipa.

Exemplo que vem da PMS

Mais do que conscientizar a população, o Departamento de Trânsito trabalhou para que o exemplo nas vias da Serra fosse dos nossos servidores. Foram cerca de 45 motoristas da PMS orientados pelo DOT.

“O exemplo deve vir da nossa instituição. Trabalhamos muito, e não vamos parar por aí, ao longo deste ano, várias outras ações de conscientização serão desenvolvidas”, conclui Rosemary.