Ações para pessoas em situação de rua encerram a Semana de Direitos Humanos

Foram oferecidos serviços relacionados a saúde, apresentações musicais, corte de cabelo, entre outros

Ações para pessoas em situação de rua encerram a Semana de Direitos Humanos

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedir-PMS

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos, promoveu uma série de atividades voltadas à população em situação de rua. Iniciadas na última sexta-feira (10) e concluídas nesta segunda (13), as ações, realizadas no Centro Pop, fazem parte da programação da Semana de Direitos Humanos - 2021, que se encerra nesta terça (14).

Foram oferecidos serviços relacionados a saúde, como aferição de pressão, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e de gravidez; apresentações musicais e de dança; apresentação teatral encenada pelos usuários; corte de cabelo; brincadeiras como bingo, futebol de sabão e dominó; e, por fim, exposição de artes.

Até o momento, a ação atendeu a 175 pessoas em situação de rua, entre usuários do Centro Pop e pessoas que ainda não acessam os serviços públicos e foram levadas pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem de Pessoas em Situação de Rua.

“A programação realizada mostrou o compromisso da gestão com a pauta dos Direitos Humanos e pelo desenvolvimento social, alinhando o compromisso do prefeito Sergio Vidigal em entregar uma cidade mais inteligente, criativa, sustentável e humana", destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Gracimeri Gaviorno.

Iniciada no dia 1º de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Semana de Direitos Humanos - 2021 promoveu atividades como mutirão para retificação de gênero e de nome para pessoas trans, inauguração do Centro de Referência da Juventude, rodas de conversa, encontro entre conselhos e mostras de vídeos, além das ações voltadas para as pessoas em situação de rua.