Adolescentes e profissionais do PAC se encontram pela internet

A equipe do PAC tem utilizado o aplicativo WhatsApp de modo sistemático desde o início da quarentena, para fazer contato diário com as crianças e adolescentes e seus pais

Adolescentes e profissionais do PAC se encontram pela internet

- Foto: Agência Brasil

Com a pandemia do novo coronavírus, o Programa Adolescente Cidadão (PAC), que atende crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, precisou se reinventar. A rotina de oficinas, palestras e muito bate-papo precisou ser transferida para o meio virtual.

A equipe do PAC tem utilizado o aplicativo WhatsApp de modo sistemático desde o início da quarentena, para fazer contato diário com os adolescentes e seus pais.

A equipe tem se dividido para elaborar e compartilhar conteúdos e propostas de atividades lúdicas, com teor educativo e motivacional, pensando no conforto e na saúde dos participantes neste período.

Segundo a coordenadora do projeto, Leila Paiva, quarta-feira, por exemplo, é dia do Clubinho de Leitura do PAC, com dicas de leitura e escrita. “Quinta feira é dia de matar a saudade trocando fotos e memórias dos dias em que todos podiam estar juntos nas oficinas. O nome do projeto é: Ai que saudade dessa aglomeração”, contou.

Os adolescentes também estão produzindo vídeos educativos sobre a Covid-19 e os cuidados necessários para enfrentar o vírus. “A proposta é, sem a obrigatoriedade de participação, respeitando os ritmos das famílias, proporcionar aos estudantes oportunidades de aprendizagem, além de fornecer informações confiáveis e orientações oficiais dos serviços às famílias”, informou Leila.

Confira outros projetos desenvolvidos com as crianças e adolescentes durante a pandemia:

1.         Ação de prevenção à dengue, em articulação com a Equipe de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; (vídeo educativo com fantoches)

2.         Projeto: Diário de um adolescente na Pandemia;

3.         Projeto: Desafio uso de máscaras com produção de vídeo

4.         Projeto: Desafio embaixadinhas e pantomimas;

5.         Projeto: Meu Pet, meu companheiro de quarentena;

6.         Projeto Arraiá virtual do PAC, com troca de receitas, produção de vídeo "quadrilha em casa";