Alô, Zé Gotinha! Prefeitura da Serra vai entrar com tudo no Dia D da Campanha de Multivacinação e Pólio

Será no sábado (20), em 16 locais, entre Unidades de Saúde e shopping.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Reprodução

Atenção, famílias! Neste sábado (20), vai haver Dia D da Campanha de Multivacinação e Pólio em vários pontos da cidade! O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. Lembrando: é sem agendamento!

E as equipes de saúde da Serra não estão de brincadeira, pois estão preparadas para aplicar 10 mil doses, entre as vacinas de rotina e Covid-19, em 16 locais de vacinação. Vamos, gente!

Animou? Então, vamos lá. Das 8h às 16 horas, haverá ação nas seguintes Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Central Carapina, Barro Branco, Carapebus, Jardim Carapina, Planalto Serrano Bloco A, Planalto Serrano Bloco B e Manguinhos. Também vai ter vacinação nas Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Serra Sede, Novo Horizonte, Serra Dourada e Feu Rosa.

O shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, é outro ponto importante de ação. No sábado, a vacinação acontece das 9h às 17 horas. Já, no domingo, das 10h às 17 horas.

Para vacinar, é necessária a apresentação do documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. N o caso da imunização em crianças, é preciso apresentar, também, o cartão de vacina.

Saiba mais sobre as campanhas:

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças de um ano a menores de 5 anos e será de forma indiscriminada, ou seja, mesmo que a criança esteja com o cartão de vacina em dia é necessário procurar um ponto de vacinação para receber a dose extra do imunizante. Entendido?

Já a multivacinação é destinada para bebês até adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse caso, como acontecem em todas as edições, trata-se de uma ação de atualização de cartão. Uma oportunidade para colocar a caderneta dos pequenos, e não tão pequenos, em dia.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).