Aluna recém-formada da Serra vai disputar o nacional de skate

Durante a pandemia, Ana Clara aprimorou suas técnicas no skate

Aluna recém-formada da Serra vai disputar o nacional de skate


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Emerson da Silva Carvalho Junior

A Emef Iolanda Schineider recebeu na última quinta-feira (19), uma visita especial. Ana Clara Araújo, de 15 anos, moradora de Porto Canoa, na Serra, voltou a escola onde estudou desde a 1ª série para dividir um pouco de sua experiência como skatista profissional.

Durante a pandemia, Ana Clara aprimorou suas técnicas no skate, esporte que ganhou uma visibilidade maior com as olimpíadas de 2021 e notou que até então o que era apenas um passatempo, poderia virar uma carreira. Com um pouco de disciplina, força de vontade e muito treino, Ana Clara descobriu um dom. 

Em uma breve conversa com os alunos do 9º ano ela falou sobre os campeonatos que participou, que a classificaram para o nacional, conversou sobre como a disciplina nos estudos influencia sua prática esportiva, sobre a falta de visibilidade e apoio da modalidade que tem melhorado no Brasil e as dificuldades enfrentadas por meninas no mundo esportivo. 

A skatista participou de campeonatos como Game of Skate, que aconteceu em Jacaraípe e levou o primeiro lugar. Disputou também o Campeonato Municipal de Street em Guarapari, ficando novamente com a primeira colocação. Recentemente, participou do Campeonato Amador Seletivo Pro Brasileiro garantindo sua vaga no Campeonato Brasileiro de Skate, que acontece em São Paulo em novembro deste ano. 

Em sua fala para os alunos, Ana Clara os encorajou a não desistirem diante das dificuldades que o ambiente esportivo inicialmente apresenta, principalmente para meninas, e reforçou que todos que tem um sonho de seguir uma carreira no esporte, devem dar importância aos estudos e ter muita dedicação para chegar ao objetivo. 

“Antes de qualquer treino eu cumpro minhas obrigações escolares. Todos os patrocínios que tem apoiado meu sonho avaliam antes mesmo do meu talento, meu desempenho escolar. Eu estou muito emocionada de poder voltar na escola onde estudei a vida toda para falar para vocês, que apesar das dificuldades, alguns tropeços que possam vir, você precisa tentar e dar o seu melhor”.

Os alunos do Iolanda puderam ver um pouco do treino de Ana Clara e participar também se arriscando no skate.