Alunos da Apae participam de atividade com a Guarda Civil Municipal

Os agentes conversaram com pais e alunos da instituição a respeito da conscientização e valorização da diversidade

Alunos da Apae participam de atividade com a Guarda Civil Municipal

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Divulgação Sedes

Além de atuar no patrulhamento ostensivo e no apoio às fiscalizações municipais, a Guarda Civil Municipal participa também de ações educativas em escolas e organizações sociais da Serra.

Uma dessas ações foi realizada nesta semana na Apae, em Laranjeiras. Os agentes Araújo e Barros, que trabalham na Patrulha Escolar, conversaram com pais e alunos da instituição a respeito da conscientização e valorização da diversidade.

A dupla já havia participado de uma atividade na semana passada e foram convidados dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A palestra foi apresentada de forma lúdica, através de dinâmicas e participação de todos, objetivando a interação dos ouvintes com a Guarda Civil Municipal.

De acordo com a pedagoga da Apae, Vanuza Rocha Beltrane, o convite foi feito a fim de estreitar as relações da Apae com a Guarda. “Muitos alunos residem em áreas de risco social e não tinham uma visão positiva da instituição, pois restringem apenas aquele olhar de repressão aos atos ilícitos”.

Ela conta que os agentes apresentaram a instituição e o papel que ela exerce perante a sociedade, mostrando o lado preventivo da GCM. “Rapidamente, percebemos mudança de comportamento dos nossos alunos, que no início estavam receosos, mas logo depois da interação estavam totalmente à vontade, sorrindo e participando”, explica a pedagoga, acrescentando que os objetivos da atividade foram alcançados.

“A equipe da GCM procurou saber mais detalhes sobre o público-alvo e adaptou as atividades para facilitar a assimilação dos conteúdos. Eles foram extremamente criativos, empáticos, profissionais, trouxeram para nós uma palestra totalmente adaptada, com muita interação”, destaca Vanuza.