Alunos da Serra concorrem a prêmio com projetos sobre trabalho infantil

Ao todo, participaram do projeto 1.832 estudantes da Serra

Alunos da Serra concorrem a prêmio com projetos sobre trabalho infantil

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Alunos do 5º ao 8º ano de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Serra estão concorrendo ao Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, que aborda a temática de trabalho infantil. Os estudantes desenvolveram projetos relacionados ao tema nas categorias conto, poesia, desenho, música e curta-metragem.

Ao todo, 13 municípios do Espírito Santo, 108 escolas e 20.913 alunos aderiram à proposta do Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo. Para a etapa final, que acontece no dia 22 de novembro, em cerimônia fechada na Ufes, 56 trabalhos estão concorrendo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), por meio do projeto “MPT na escola” um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, estão sendo adotadas dentro das salas de aula.

De acordo com o secretário de Educação, Gelson Junquilho, o projeto busca intensificar o processo de conscientização do estudante, bem como da sociedade, sobre o tema. “Participar do prêmio é divertido, mas o conhecimento adquirido com as pesquisas e discussões sobre o tema são enriquecedores. Estamos fazendo várias ações voltadas para a promoção de debates, com temas relativos aos direitos do adolescente, especialmente a conscientização sobre os males causados pelo trabalho precoce, a proteção ao trabalhador adolescente, a introdução e o preparo ao mundo do trabalho, o direito do trabalhador e a criação de condições para o desenvolvimento de jovens”.

Segundo a assessora de Programas de Apoio Pedagógico da Sedu, Luciana Rosa, o Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas participantes, em seis categorias diferentes: conto; poesia; desenho; música; curta-metragem e esquete teatral.

Na Serra, os estudantes participam de cinco categorias. “Os profissionais de sete unidades de ensino receberam formação pela equipe do Ministério Público do Trabalho do estado e tornaram-se multiplicadores da formação em suas unidades de ensino. Ao todo, participaram do projeto 1.832 estudantes da Serra”, contou.

Confira quem são os alunos concorrentes:

• EMEF “AMÉLIA LOUREIRO BARROSO”

Conto: Vida de Amélia

Professor responsável: Lucas

Estudante: Júlia Barbosa Silva

• EMEF “AMÉLIA LOUREIRO BARROSO”

Poesia: Trabalho Infantil

Professor responsável: Lucas

Estudante: Guilherme Maxima Ecard da Cunha

• EMEF “JARDIM BELA VISTA”

Desenho: Diga não ao Trabalho Infantil

Professor responsável:  Aldair e Alice

Estudante:  Danilo Curto

• EMEF “AURENÍRIA CORREA PIMENTEL”

Música: Contra o trabalho infantil

Professor responsável: Inês R. B. Ronchetti

Estudantes: Juliano Bispo de Jesus, Evellyn do Santos, Bianca Holz, Antony Almeida, Júlia Brito e Emanuelle Dias

• EMEF “LEONEL DE MOURA BRIZOLA”

Curta-Metragem: Um tempo para esquecer

Professor responsável: Célia Barros

Estudantes: Guilherme Paiva Sousa, Wellington Assis Teixeira, Laíssa Santana, Pedro Henrique Gama de Jesus, Victor Hugo V. Barros, Gabriela Prates Ribeiro, Viviane Alves de Souza,  Vitória Luiza O. Souza,  Maria Heloísa Alves da Silva ( 14 anos); Clara Santos, Ana Júlia  Santos, Jhenniffer Santos Cruz, Guilherme Lima Leal.