Alunos do EJA da Emef Belvedere participam de noite de Caldo Literal

Aproveitando o clima ameno do outono, os alunos participaram de uma deliciosa noite de conhecimento e caldos

Alunos do EJA da Emef Belvedere participam de noite de Caldo Literal


Texto: Núbia Rosário - Foto: Divulgação

O projeto LiteraSerra promoveu mais uma ação na última quinta-feira (02). Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Emef Belvedere na Serra, foram os completados da vez e deram início ao Projeto de Literatura com o Caldo Cultural. Aproveitando o clima ameno do outono, os alunos participaram de uma deliciosa noite de conhecimento e caldos. 

O momento foi dividido entre leituras e os participantes simularam cozinhar um caldo com palavras que foram distribuídas entre os alunos simbolizando o preparo do prato e alimentando o gostinho pela leitura. A turma da etapa inicial ficou por conta da leitura e apresentação da receita. 

Depois do momento de aprendizado, a equipe escolar preparou os caldos dando vida às palavras antes apresentadas pelos alunos e ilustrando a literatura e o afeto. Os participantes puderam saborear e curtir uma apresentação musical realizada pelos alunos juntamente com os professores Klainer Teixeira e Nildo Serafim. 

Simone de Oliveira, coordenadora de turno da EJA da escola Belvedere, destacou a importância do projeto para o alunato mais maduro, que tem a oportunidade de em momentos como esses, expor na prática o que vem sendo aprendido em sala de aula. 

“É importante realizarmos esses momentos de interação onde podemos não só trabalhar o conhecimento com métodos diferentes e práticos, mas como também proporcionar uma atividade descontraída e divertida para nossos alunos”, disse. 

O projeto LiteraSerra vem sendo desenvolvido pela comunidade escolar por meio de ações de formação e assessoramento da Secretaria Municipal de Educação, e tem por finalidade promover a leitura e a escrita como práticas significativas na vida dos estudantes.  

Fabiana Negreli, Secretária de Educação, ressaltou a necessidade de retomar essas atividades para suprir o tempo que a pandemia privou projetos de acontecer. 

“O que nos move a apoiar iniciativas como essa é o  compromisso com os processos de alfabetização e a continuidade dos estudos, afetados pela pandemia e a garantia do direito à literatura ao público da Educação de Jovens e Adultos, considerando as leituras de mundo do público-alvo do EJA e as dificuldades enfrentadas em suas vidas e percursos escolares para a garantia do direito de acesso à palavra escrita”, reforçou.

Durante a noite outras ações  foram iniciadas dentro do projeto LiteraSerra. As propostas caminharão juntas pelos próximos meses nas escolas que receberem o projeto.