Labirinto sensorial e DJ para alunos especiais neste sábado (21)

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), promove a V edição do Dia diferente para quem é especial

Labirinto sensorial e DJ para alunos especiais neste sábado (21)

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Os alunos público-alvo da educação especial da Serra, junto com seus amigos e familiares, vão ganhar uma programação recheada com diversão, música, oficina de arte, labirinto sensorial e DJ. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), promove neste sábado, dia 21, a V edição do “Dia diferente para quem é especial”.

O evento acontece no dia em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Este ano, a ação será realizada na EMEF Profª Valéria Maria Miranda e terá a participação das escolas do entorno, principalmente as dos bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, como as EMEFs: Feu Rosa, Abel Bezerra, Flor de Cactus, Profª Eulália Falqueto Gusman, Tancredo de Almeida Neves, Bicanga, Carla Patrícia de Oliveira Paula, Irmã Cleuza Carolina Rody Coelho e Prof. Naly da Encarnação Miranda.

A programação começa a partir das 7 horas em cada uma das escolas participantes. Depois, todos seguem para a Emef Profª Valéria Maria Miranda, onde a programação segue até o meio-dia. Toda a comunidade está convidada a participar e abraçar esse projeto.

A expectativa é de que cerca de 250 crianças participem das atividades, juntamente com seus familiares.

De acordo com o secretário de Educação, Gelson Junquilho, o projeto visa potencializar a vivência dos valores humanos e o desenvolvimento dos alunos com deficiência. “Buscamos a construção de práticas pedagógicas inclusivas, que perpassam por um processo significativo de formação continuada de professores, ações práticas e teóricas de inclusão e a melhoria da relação entre as escolas e as famílias nas unidades de ensino do município de Serra. Além disso, queremos proporcionar lazer e muitos momentos de recreação para essas crianças, que, muitas vezes, não têm a oportunidade de frequentar ambientes de socialização e diversão, fora da escola e suas casas”.

A programação vai contar com apresentações culturais, atividades de recreação e lazer, atividades para a família, lanche para os alunos, práticas esportivas e músicas e dinâmicas de sensibilização.

“Teremos uma estação sensorial onde o participante, com uma faixa nos olhos, poderá sentir de forma mais intensa, com seus pés e mãos, as coisas. Teremos também estação de música, com instrumentos à disposição das crianças, oficina de arte com confecção de bonecas e DJ para alegrar a garotada. Será um dia de muito aprendizado, troca de experiência e diversão”, afirmou Mara Rubia dos Reis Fonseca, Gerente da Educação Especial da Serra.

Informações

A Sedu vai disponibilizar transporte para os interessados em participar do evento. Os ônibus vão partir das escolas dos estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3291-4210.

Recepção e acolhida dos professores/organização das estações

Recepção dos estudantes

Abertura – Boas-vindas e organização dos grupos

Abertura oficial