Atenção: Serra ainda tem vagas para vacinas de Covid e Influenza

Em especial para o público de 50 a 59 anos, são mil vagas disponíveis

Atenção: Serra ainda tem vagas para vacinas de Covid e Influenza

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Saúde, informa que das vagas abertas nesta sexta-feira (11), ainda estão disponíveis 2.500 vagas para primeira dose e 800 para segunda. O agendamento deve ser realizado no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Em especial para o público de 50 a 59 anos, são mil vagas disponíveis. Essas doses serão aplicadas entre os dias 15 e 17 deste mês.

O agendamento contempla pessoas sem comorbidades de 50 a 59 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente com ou sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 18 e 59 anos, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos para 1ª dose.

Além de idosos acima de 75 anos para 2ª dose da Fiocruz/AstraZeneca, trabalhadores da saúde para 2ª dose e trabalhadores da educação.

Os trabalhadores da saúde e idosos com mais de 80 anos que precisam tomar a segunda dose da vacina do laboratório AstraZeneca, também podem fazer o agendamento no site da Prefeitura.

Influenza

Para a vacinação contra a gripe, existem cerca de mil vagas disponíveis para este sábado. As pessoas devem se encaminhar as unidades básicas de saúde e realizar a imunização. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/

Quem pode e deve tomar a vacina da Influenza são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Gestantes, as puérperas (45 dias após o parto);

- Trabalhadores da Saúde;

- Professores;

- Idosos com mais de 60 anos;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Pessoas com comorbidade;

- Força de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários;

- Bombeiros militares e civis;

- Guardas municipais;

- Profissionais do transporte rodoviários (motoristas, cobradores e caminhoneiros).

A vacinação ocorrerá de terça (15) a quinta-feira (17) em todas as unidades de saúde do município.

Documentos exigidos

Para se vacinar, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores, para tomar a vacina contra a gripe, devem levar a declaração emitida pela escola.

Observação

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.