Bairros da Serra atingidos pela chuva forte recebem operação de limpeza

Caminhões pipa, escavadeiras e carregadeiras são utilizados na limpeza de vias, praças, córregos, bueiros e recolhimento de entulho, entre outros serviços

Bairros da Serra atingidos pela chuva forte recebem operação de limpeza


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sese-PMS

A Prefeitura da Serra mobilizou diversas secretarias para o atendimento às pessoas e locais atingidos pela chuva forte que atingiu o município na noite de quarta-feira (10) e madrugada de quinta-feira (11). 

Entre as ações primordiais estão os serviços de limpeza das vias, praças, córregos, bueiros, recolhimento de entulho e outros. Para isso, as equipes da Secretaria de Serviços da Serra (Sese) foram enviadas aos bairros mais afetados. 

Maquinário pesado

Caminhões pipa, escavadeiras e carregadeiras são algumas das máquinas pesadas utilizadas na operação de limpeza desde a madrugada do dia 11. Homens da equipe de serviços fazem a varrição, retiram resíduos de bueiros, lavam as vias, calçadas e praças. 

Ruas livres da lama da chuva

No início da tarde de sexta-feira (12) já era possível ver a diferença do cenário, principalmente nos bairros atingidos, com ruas limpas e livres da lama e de entulhos. A Sese ressaltou que a população é protagonista para que em períodos de chuva forte, os transtornos sejam minimizados.

Atitudes como não jogar lixo em bueiros e descartar resíduos como móveis de forma adequada, por exemplo, diminuem a possibilidade de alagamentos e, caso ocorram, o escoamento da água da chuva ocorre de maneira rápida. 

Campanha de doação

Além dos serviços de limpeza, a Prefeitura da Serra iniciou, ainda na quinta-feira (11), uma campanha de arrecadação de donativos para os moradores que foram prejudicados pelo temporal. A campanha é coordenada pela Secretaria de Assistência Social.

Bairros afetados

Segundo informações da Defesa Civil da Serra, Planalto Serrano, Eldorado, Serra Sede, Jacaraípe e Manguinhos, foram os locais que mais tiveram reflexos dessa chuva. Ainda de acordo com a Defesa Civil, em menos de 24 horas choveu na Serra 181 milímetros, volume bem maior que o esperado para todo o mês de março.