Black Friday: Procon faz atendimento especial para orientar consumidores e fiscalizar lojas

Advogados estarão realizando atendimento no Shopping Laranjeiras, e durante todo o dia, a equipe de fiscalização estará nos pontos de mais movimento na cidade

Black Friday: Procon faz atendimento especial para orientar consumidores e fiscalizar lojas


Texto: Samantha Dias

A Black Friday, famosa sexta-feira de descontos, mexe com os desejos de consumo de muitas pessoas e com os ânimos da maioria dos lojistas. A expectativa para esse dia 29 de novembro é de grandes ofertas, descontos significativos e muitas vendas. Mas, é preciso atenção e conhecimento por parte dos consumidores e respeito aos direitos previstos por parte dos lojistas.

Para garantir tranquilidade diante dessa movimentação, que promete ser intensa nas ruas e shoppings do município, o Procon da Serra estará de prontidão para orientar e tirar dúvidas dos consumidores, além de fiscalizar as vendas. No período de 10 às 17 horas, advogados estarão realizando atendimento no Shopping Laranjeiras, e durante todo o dia, a equipe de fiscalização estará nos pontos de mais movimento na cidade.

A ação no shopping é uma parceria com a Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Serra. De acordo com a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, o objetivo é trazer segurança aos consumidores.

“Todos os anos, o Procon da Serra se mobiliza para realizar ações educativas e de fiscalização para a Black Friday, data que está se tornando uma das mais aguardadas do ano para o comércio. Desta vez, nossa equipe estará no shopping para ajudar o consumidor no momento da compra e observar as práticas adotadas pelos lojistas”, disse.

No shopping, também será possível agendar os consumidores para atendimento de registro de reclamação, na sede do Procon da Serra. De acordo com Nívia, advogados da Comissão de Direito do Consumidor estarão oferecendo orientação jurídica, esclarecendo, por exemplo, os casos em que as pessoas podem entrar com ação na justiça. 

Os fiscais do Procon estarão percorrendo os pontos de mais movimentação no comércio, como Laranjeiras, Porto Canoa e Serra-Sede, monitorando os anúncios e as vendas. Caso seja constatada alguma irregularidade ou se o consumidor fizer denúncia, os fiscais imediatamente vão se deslocar até o estabelecimento para conferência.

“Nosso objetivo principal é orientar o consumidor, esclarecer a ele os principais pontos que ele deve observar na hora da compra, como, por exemplo, conferir se as peças promocionais não são peças de mostruário, qual a política de troca da loja, se o prazo de entrega atenda às expectativa de quem compra, se os preços cobrados realmente são promocionais ou se não está sendo oferecido um falso desconto, entre outras coisas. Mas também atuamos na fiscalização e notificação dos estalecimentos, se for constatado irregularidade, dosando o equilibrio na relação entre fornecedor e consumidor”, afirmou Nívia Passos.

O atendimento na sede do Procon da Serra, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, acontece normalmente na sexta-feira (29), dia da Black Friday.

Orientações

O Procon da Serra preparou uma lista com várias dicas e orientações importantes para quem deseja realizar compras na Black Friday. Confira clicando aqui.