Blitz de trânsito vai alertar sobre combate à exploração sexual de crianças

Ação educativa é direcionada a caminhoneiros

Blitz de trânsito vai alertar sobre combate à exploração sexual de crianças

Texto: Marcos Sacramento/Miranda Perozini - Foto: Tom Paparazzy/Secom

A Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e de Defesa Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promove na manhã desta quarta-feira (18) uma ação educativa nas imediações do bairro São Geraldo.

A partir das 7h30, agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e servidoras da Sedir e da Seppom farão uma blitz educativa direcionada a caminhoneiros que trafegam na via que dá acesso ao porto de Praia Mole.

Instituído por meio da lei federal Nº 9.970/2000, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data também marca a morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, violentada e morta em Vitória, Espírito Santo, no ano de 1973.

Unindo a data às ações preventivas realizadas pelo Maio Amarelo, os motoristas abordados receberão orientações relativas à segurança no trânsito, como a importância de obedecer os limites de velocidade, usar o cinto de segurança e respeitar os intervalos de descanso antes de pegar a estrada, entre outras recomendações.

O momento servirá também para conscientizar os profissionais da estrada a respeito do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, informando, inclusive, o número de telefone para denúncias, o Disque Direitos Humanos (100).

Maio Laranja

Na Serra, também acontece a Campanha Maio Laranja, promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e pelas secretarias e instituições que o compõem. “O objetivo é chamar a atenção para esse tipo de violência e conscientizar sobre a importância da prevenção. Assim, tornamos a Serra uma cidade mais humana, garantindo o direito de todos. Esse é o compromisso do nosso prefeito Sérgio Vidigal” , explica Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania e de Políticas Públicas para as Mulheres.

Ainda como parte das ações alusivas à data, na tarde desta quarta-feira (18) a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, e a Cientista Social e conselheira do Concase - Rosilene Bellon vão ministrar uma palestra para colaboradores da empresa Gerdau com o tema “Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.