Café Pedagógico: incentivo à leitura para a turma da educação da Serra

O evento vai reunir os profissionais da rede de ensino municipal, para dialogar sobre a educação integrada, práticas inovadoras e ações de incentivo à leitura.

Café Pedagógico: incentivo à leitura para a turma da educação da Serra


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação-Secom/PMS

Um dos grandes focos da Educação da Serra em 2022, foi o incentivo à leitura. Durante o ano todos foram realizadas, atividades, seminários, apresentações, mostras, eventos que incentivaram o desenvolvimento do gosto pela leitura, principalmente em sala de aula, onde alunos inclusive publicaram livros. 

Em 2023, essa iniciativa volta mais forte do que nunca. E, para dar continuidade ao trabalho, a Estação Conhecimento, um projeto da Vale, vai promover, nesta quarta-feira (22), o Café Pedagógico com foco nos educadores da Serra. 

O evento vai reunir os profissionais da rede de ensino municipal, para dialogar sobre a educação integrada, práticas inovadoras e ações de incentivo à leitura. Dividido em dois turnos, matutino e vespertino, a programação conta com palestras de profissionais especialistas nas áreas cultural e pedagógica e acontece na Estação do Conhecimento, em Cidade Continental. 

Para os educadores interessados, as inscrições podem ser feitas por meio endereço eletrônico, e os participantes podem escolher entre o turno matutino das 9h às 11h30 ou no turno vespertino, que vai das 13h30 às 16h30.

Serão ofertadas 80 vagas para cada turno e ação é gratuita. 

Os palestrantes 

Volnei Canônica é presidente do Instituto de Leitura Quindim, ex-diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura. O escritor vai falar sobre o tema “A Escola e a formação dos leitores”.
Jéssica De Carli é presidente do Instituto Samba e membro da Viva Cidade Lab e do Mosaico da Quebrada, projetos que trabalham na revitalização urbana e cultural das comunidades. O tema da palestra da arquiteta e urbanista é “Espaço de Leitura: Estratégias para dinamizar e organizar o espaço”.

Múltiplas Linguagens

O Café Pedagógico faz parte do Programa Múltiplas Linguagens da Estação Conhecimento Serra, que tem como um dos pilares o incentivo à leitura. O programa agrega oficinas e projetos que têm como foco diversificar as formas de comunicação e leitura. 

Serviço 

Data: 22 de março
Horário: Manhã – 9h às 11h30; Tarde: 13h30 às 16h30
Endereço: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, S/N, Cidade Continental, Serra.
Inscrições gratuitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec2LStGT9erf47YO6M5-RWAhoMxh18Dol0cfBumRlObAdGAg/viewform