Centro Pop promove festa junina adaptada para população em situação de rua

A manhã foi marcada por comidas e músicas típicas da tradicional festividade popular, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde

Centro Pop promove festa junina adaptada para população em situação de rua


Texto: Munik Vieira - Foto: Divulgação Semas/PMS

O Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop) do município teve uma manhã diferente nesta quarta-feira (24). Visando incentivar o acesso à cultura brasileira, o local promoveu uma festa junina adaptada para os usuários do equipamento, vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra.

O serviço disponibilizou uma manhã com músicas e comidas típicas da tradicional festividade popular que acontece em todo território brasileiro no mês de junho. Dentre os alimentos distribuídos aos moradores em situação de rua, estavam: canjica, cuscuz de tapioca, muchá (doce de canjiquinha), cachorro-quente, caldo verde, bolo de cenoura, paçoca, jujuba e refrigerante.

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social da Serra, Elcimara Loureiro, neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a festividade foi comemorada seguindo todas as orientações técnicas do Ministério da Saúde.

“Todos os anos, nós promovemos uma festa junina no Centro Pop. Dessa vez, por conta do novo coronavírus, a festa foi adaptada, seguindo todas as orientações de saúde, traçando medidas preventivas e de enfrentamento a atual pandemia”, destacou Elcimara.

Sobre o Centro Pop

O espaço possui estrutura e equipamentos para atender, por mês, cerca de 200 pessoas em situação de rua. O imóvel conta com cinco ambientes, sendo dividido em duas casas, um galpão que serve de dormitório e espaço de convivência, uma lavanderia e um campo de futebol.

Além de terem acesso a três refeições diárias, os usuários podem descansar nos dormitórios, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, participar de atividades, e ainda contar com atendimento psicossocial com assistente social e psicólogo.

Para auxiliar no combate ao novo coronavírus, também estão sendo distribuídos kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem da covid-19.