Cerca de 100 metros de cabelo arrecadados com doações

Ação da Secretaria da Mulher aconteceu em três terminais

Cerca de 100 metros de cabelo arrecadados com doações


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para comemorar o Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) promoveu, nas últimas semanas, uma campanha de doação de cabelos que arrecadou, ao todo, 98 metros de mechas, se alinhadas em sequência de comprimento.

As ações foram realizadas nos terminais de Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, nos dias 23, 29 e 31 de outubro, respectivamente. Todas as pessoas que passaram nos locais e se dispuseram a ajudar, ganharam um corte de cabelo e contribuíram para melhorar a autoestima de mulheres que estão na luta contra o câncer.

Para a titular da Seppom, Luciana Malini, o gesto de doar as mechas pode contribuir com a autoestima das pacientes. “Sabemos que um dos principais efeitos colaterais do tratamento contra o câncer é a perda do cabelo, o que afeta diretamente o visual da mulher. Com as doações, serão feitas perucas para auxiliá-las nesse período de transição, até que o cabelo cresça novamente”, comenta.

Todas as mechas arrecadadas durante a ação serão doadas para a empresária Maria Núbia, que atua no ramo de perucas há 20 anos. De forma voluntária, ela vai confeccionar as peças que serão doadas a participantes da Associação de Apoio no Combate ao Câncer (AACC) de Vitória. Quem tiver mechas e quiser doar, pode levá-las à Seppom, que fica na Praça Dr. Pedro Feu Rosa, em Serra-Sede, até o fim deste mês de novembro. 

Na edição de 2018 da campanha de doação, foram arrecadados 16 metros de cabelo. O evento foi realizado em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).