Cidadania e diversão animam a Semana Municipal das Juventudes

Estão previstas atividades como subida ao Mestre Álvaro, limpeza e luau na praia de Manguinhos e grafitagem, entre outras

Cidadania e diversão animam a Semana Municipal das Juventudes


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Cidadania, arte, esporte e cultura. Em torno destes quatro eixos será realizada a Semana Municipal das Juventudes, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). Dos dias 18 a 25 de setembro, o município da Serra será palco de inúmeras atividades voltadas para a juventude. 

Estão previstas atividades como subida ao Mestre Álvaro, limpeza e luau na praia de Manguinhos, grafitagem, apresentações artísticas nos terminais de ônibus, oficina de skate, rodas de conversas nas escolas e instituições, cineclube, exposição de fotografias e apresentação de vídeos. 

Desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, a programação da semana será pautada pelos 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude: 

  • Direito à Diversidade e à Igualdade;

  • Direito ao Desporto e ao Lazer;

  • Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;

  • Direito à Cultura;

  • Direito ao Território e à Mobilidade;

  • Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;

  • Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;

  • Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;

  • Direito à Saúde;

  • Direito à Educação;

  • Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

A Semana das Juventudes conta com o apoio de várias secretarias municipais, Apae, Ceturb e de integrantes da sociedade civil organizada. 

Ainda há espaço para entidades, grupos, coletivos interessadas em promover atividades em diversas áreas, como música, dança, esportes, poesia, exposições e rodas de conversas. Para isso, basta se inscrever pelo formulário no endereço https://bit.ly/semanadasjuventudes2021.

Abaixo, segue a programação detalhada da Semana Municipal das Juventudes:

18/09, sábado (das 14h30 às 17h): Abertura oficial da Semana Municipal das Juventudes, com limpeza ecológica na praia de Manguinhos.

18/09, sábado (das 17h30 às 21h30): Luau das Juventudes em Manguinhos (em frente ao Espaço Maresias), realizado por diversos artistas serranos, entre eles, João Paulo, Júnior Rasta, Rômulo Tertúlia, Marol, Sebastião Câncio e Vitor Martins.

19/09, domingo (a partir das 6h30): Caminhada ecológica e limpeza nas trilhas do Mestre Álvaro. Subida por Furnas, até o cume, com o guia Rodolfo Nascimento, onde será estendida uma faixa alusiva à semana.

20 a 24/09, segunda a sexta-feira: Roda de conversa nas escolas e instituições.

20/09, segunda-feira (às 7h): Grafitagem de 11 painéis distribuídos pela cidade de Serra sobre os Direitos da Juventude que serão expostos no Parque da Cidade durante a Mostra Cultural do dia 25.

21/09, terça-feira (às 15h): Encontro do Vôlei, no Ginásio Poliesportiva de Feu Rosa.
(às 19h): Sarau de poesia presencial e transmissão online no Teatro do Eliziário Rangel, com os artistas Janio Silva, DaSilva, Luiz Emmanuel, Mar Céu, Marciel Cordeiro, Bruna Cabral, Karen Almeida, Caroline Silva e Carlos Abelhão.

22/09, quarta-feira (das 9h às 11h): Ativação da horta no CRAS/CAI e capacitação técnica em agricultura urbana.
- (das 9h às 11h): Roda de conversas e apresentações culturais na APAE de Laranjeiras.
- (às 19h): Inauguração da escolinha de skate do CRAS/CAI em Jardim Carapina com o instrutor Christhian Carlos e bate-papo sobre a importância da participação cidadã para avanços no esporte, exibição de vídeos capixabas de skate, apresentação de atletas amadores e orientação guiada para a prática do esporte.

23/09, quinta feira (às 9h): Formação em Direitos Humanos e Juventude para agentes de Segurança Pública no CRAS/CAI de Jardim Carapina/Boa Vista.
- (das 14h às 19h) "Entre Olhares" - Oficina de fotografia, no Centro de Vivência de Feu Rosa (Rua dos Jacarandás, 45, Feu Rosa).

24/09, sexta-feira (às 18h30): Cineclube no auditório do CAI, em Jardim Carapina, com exibição dos filmes capixabas “Guri” e “Verdade Peregrina” e bate papo com os respectivos diretores Adriano Monteiro e Daiana Rocha.

25/09, sábado (das 15h às 21h): Mostra Cultural de Encerramento da Semana das Juventudes no Parque da Cidade, com exposição de fotos e grafites sobre os 11 direitos da Juventude, roda de capoeira, pinturas em telas, oficina de conserto de livros, distribuição de livros, flash mob literário com o Sebo Ponto de Cultura e diversas apresentações artísticas de jovens dos bairros do município.

 

Conheça as ações da Prefeitura da Serra para os jovens

SEDES 

Orientação nas escolas sobre uso de substâncias entorpecentes, apoio ás atividades esportivas e educação para o trânsito.


SETUR
-Atividades esportivas e culturais na Arena Jacaraipe e nas Estações Cidadania de Cultura e Esporte , que ficam em Novo Porto Canoa e Vila Nova de Colares.

-Programa Ativação Cultural: acontece nas praças dos bairros enleva os jovens para as praças dos seus bairros para grafitar, cantar, dançar.

SEDU
1) OFICINA DE AFETO  (EM DESENVOLVIMENTO)
A Oficina de Afeto, que funciona desde 2017, dentro do Programa Municipal de Valores Humanos, tem por objetivo proporcionar a educadores, estudantes e suas famílias, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre a importância da construção e fortalecimento dos vínculos afetivos entre os sujeitos escolares mediante o exercício da atenção e da escuta afetiva, com as seguintes palestras:

A ALAMEDA DOS ICEBERGS! Uma abordagem acerca da importância inclusão afetiva entre os sujeitos escolares. 
Público Alvo: Estudantes e Professores

ESCALANDO AS MONTANHAS DA MINHA VIDA: O RELEVO TERRESTRE E OS SENTIMENTOS HUMANOS NA ADOLESCÊNCIA. Percorrendo o território das emoções humanas dos nossos estudantes

Público Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental

EDUCADORES QUE LEVANTAM OUTROS EDUCADORES. Conversando sobre a saúde mental e emocional dos profissionais da educação em tempos de distanciamento social 
Público Alvo: Profissionais da Educação

ASSUMINDO A HERANÇA. O papel da família na construção dos vínculos afetivos e na perpetuação dos valores humanos 

Público Alvo: Famílias da Comunidade Escolar

Aos educadores são oferecidas palestras focadas na real necessidade de uma docência mais humana, abrindo espaços de diálogos com os estudantes sobre seus contextos de vida, trabalhando os conteúdos escolares numa perspectiva mais afetiva e articulada com as competências sócioemocionais preconizadas pela BNCC. 

Aos estudantes, a Oficina de Afeto, oferece momentos de reflexões e escuta sobre os problemas afetivos, emocionais e familiares que sobrecarregam os adolescentes e jovens e que acabam interferindo na qualidade de suas relações com o outro, apontando, inclusive caminhos de superação mediante troca de experiências vividas. O projeto também reserva momentos de conversa e escuta às famílias dos nossos estudantes, refletindo sobre a importância do núcleo familiar na construção dos vínculos afetivos e na perpetuação dos valores humanos. 

A Oficina de Afeto atinge um número grande estudantes, profissionais e comunidade escolar.


2) PROJETO OFICINAS EDUCATIVAS NO CENTRO POP (PREVISÃO A PARTIR DE OUTUBRO DE 2021)

A oferta de oficinas, sugestão advinda dos diálogos realizados nas reuniões entre a SEDU-Serra e organizações parceiras,  se constitui uma potente oportunidade para que as experiências de vida desses sujeitos sejam valorizadas, bem como uma possibilidade para ampliação dos conhecimentos desses. Assim, as oficinas pedagógicas terão como objetivo valorizar a multidisciplinaridade, os sentimentos de pertencimento, as emoções, os saberes, as experiências e histórias de vida desses sujeitos, bem como o diálogo sobre questões como discriminação social, violência, respeito ao ser humano e  à saúde.

A intenção é a de que esses sujeitos, que em sua maioria passam por situações de discriminação e de negação de seus direitos, vejam na escola a melhor forma de resgatar a sua dignidade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. É nesse sentido que se percebe a importância de se construir oficinas ou salas alfabetizadoras em espaços alternativos que atendam a diversidade da população em situação de rua, estabelecendo o diálogo como fundamento metodológico com a multiplicidade de características e experiências, tais como as fases da vida, as condições de trabalho, identidade cultural, ética, participação social e a linguagem e suas expressões. 

As atividades das oficinas visam promover situações de aprendizagens em local diferente dos espaços escolares e que as mesmas possam refletir na construção/reconstrução dos saberes para a valorização da vida e necessários para que a população em situação de rua, possa ser valorizado e compreender que é um sujeito direito e  tem  espaço/vagas  para elas nas escolas do município.

Público alvo: jovens do Centro de População de Rua.

3) JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS- JES (NESTE ANO NÃO TEVE EM VIRTUDE DA PANDEMIA)

Os Jogos Escolares consistem em competições/festivais entre os alunos das Unidades do Sistema de Ensino da Serra. Os jogos buscam, por meio da Educação, um resgaste dos valores fundamentais do ser humano, do respeito às regras, aos adversários e colegas, do jogo limpo e da ética no meio esportivo, valores estes que devem ser cultivados dentro das escolas, mais especificamente nas aulas de Educação Física e eventos esportivos, tornando-os seres humanos melhores para si e para a sociedade.

Os JES acontecem com o apoio institucional das Secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Comunicação, Serviços e Obras e da Coordenadoria de Governo (Cerimonial).

Tem como objetivo oportunizar o intercâmbio social e desportivo dos estudantes da rede municipal de ensino da Serra, permitindo vivências corporais, artísticas e culturais, contribuindo para a melhoria do relacionamento no ambiente escolar e da conduta cidadã em grupo, tornando-se um instrumento importante para a formação da sua personalidade.

4) PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PNEE (EM FASE DE ADESÃO- PREVISÃO PARA 2022)
Programa em parceria com o SEBRAE, que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora ao incluir conteúdos que dizem respeito ao empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação: básica, profissional e superior.

Ações: JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

•    Usuário: Corpo docente de escolas públicas e privadas que, por meio de capacitação e repasse de metodologia, realizado pelo Sebrae, são habilitados para multiplicar junto aos alunos a proposta do curso, de acordo com cada um dos 9 anos do ensino fundamental.

•    Exigências / requisitos para atendimento: estar atuando e/ou matriculado na rede municipal da Serra no ensino fundamental I e II

•    Formas de participação: por meio de adesão ao JEEP. Todas as capacitações são realizadas on line pelo SEBRAE

•    Local de Acesso: nas unidades de ensino participantes do JEEP

•    Local, dia e horário de atendimento: por canais próprios indicados pelo SEBRAE Vitória.
Ações: Curso Crescendo e Empreendendo
Prepara os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e provocando discussões sobre trabalho, negócio e empreendedorismo.

•    Usuário: estudantes e professores da rede municipal 

•    Exigências / requisitos para atendimento: estar atuando e/ou matriculado na rede municipal da Serra no ensino fundamental I e II

Formas de participação: por meio de adesão ao Curso Crescendo e Empreendendo. Capacitação dos alunos: 4 encontros presenciais, carga horária de 12 horas. Capacitação de Professores – EAD – 23h

•    Local de Acesso: nas unidades de ensino participantes

•    Local, dia e horário de atendimento: por canais próprios indicados pelo SEBRAE Vitória.


5) TERRITÓRIOS DO SABER (PREVISÃO PARA 2022)

A Secretaria Municipal de Educação da Serra elaborou o programa para a ampliação de atividades educativas no contraturno escolar, afim da melhoria da qualidade da educação, ampliação da jornada escolar e fortalecimento do vínculo dos estudantes com faixa etária compreendida dos 10 aos 19 anos,  definição essa utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desse modo, o programa priorizará o protagonismo e a formação cidadã dos adolescentes e jovens serranos, através de ações nas áreas de educação, tecnologia, saúde, esporte e cultura. Inicialmente, será desenvolvido na região de Jardim Carapina, constituindo uma ação piloto para posterior expansão para os demais territórios serranos.

O objetivo desse programa é minimizar os impactos educativos e sociais na vida dos adolescentes e jovens, bem como de suas famílias, em situação de vulnerabilidade no município da Serra, valorizando o protagonismo juvenil e a sua formação cidadã.

Entre as metas desse programa estão: 
- contribuir com o desenvolvimento do Continnum Curricular em consonância com o documento DIRETRIZES PARA O CONTINUUM CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA SERRA que visa orientar a organização do ensino e as práticas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino da Serra no contexto pandêmico, de forma a garantir o direito às aprendizagens das/os crianças/estudantes, a fim de minimizar as desigualdades educacionais, considerando as premissas da

Orientação Curricular (2008) e legislações em vigor; 
- trabalhar para formar adolescentes e jovens protagonistas de suas vidas, sujeitos de direitos e deveres, bem como na sua formação cidadã.

- a melhoria dos índices do IDEB;