Coleta de lixo doméstico aumenta com isolamento social

Em maio e junho, o total de lixo coletado voltou a aumentar, por conta da abertura gradual do comércio

Coleta de lixo doméstico aumenta com isolamento social

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A coleta de lixo doméstico é uma das atividades consideradas essenciais que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, continuam sendo realizadas. Com a quarentena, houve um aumento no consumo doméstico e, como consequência, na produção e coleta de lixo na Serra.

De acordo com os dados da Secretaria de Serviços (Sese), em março deste ano, o montante coletado aumentou um pouco em relação ao mês anterior, já que muitas famílias passaram a ficar em casa. Já em abril houve redução de 9,51%, em relação ao mês anterior, provavelmente por causa do fechamento do comércio. Em maio e junho, o número voltou a crescer, o que pode estar relacionado à abertura gradual do comércio. Houve aumento de 2,86% de abril para maio e de 5,81% de maio para junho.

O secretário de Serviços da Serra, Edmo Pires, afirma que esse resultado está relacionado à abertura gradual do comércio e à permanência das pessoas mais tempo em casa, devido à quarentena e às medidas de distanciamento social. "Boa parte dos resíduos é fruto desse novo perfil de cliente, que compra online e que usa embalagens para os alimentos comprados por delivery”, diz.

Edmo ressalta que a coleta domiciliar de lixo permanece normal em toda a cidade, e pede a colaboração da população em relação aos horários. “É importante que o lixo somente seja disposto nos locais apropriados perto do horário de coleta, que já é de conhecimento de todo cidadão. Além disso, o descarte deve ser feito de forma adequada, cuidado ainda mais necessário neste momento da pandemia” finaliza.

Quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados em 2020:

Janeiro: 11.533,40 toneladas
Fevereiro: 11.604,14 ton.
Março: 11.958,81 ton.
Abril: 10.821,87 ton.
Maio: 11.131,56 ton.
Junho: 11.818,15 ton.

Redução

Neste período de quarentena, é necessário adotar alguns hábitos no dia a dia, como forma de contribuir para a redução da produção de lixo.

Entre as medidas estão o consumo consciente e o reaproveitamento de alimentos. Fazer um grande estoque de produtos perecíveis em casa só vai aumentar a quantidade que irá para o lixo.

Frutas, hortaliças e legumes precisam ser comprados em uma lógica de consumo de curto prazo. Já para itens industrializados, é importante estar atento às datas indicadas pelos fabricantes. Portanto, a orientação é que os consumidores sejam responsáveis com o coletivo e comprem somente o necessário.

Outra dica é em relação ao reaproveitamento de alimentos. Aproveite sobras das refeições, pois, desde que sejam mantidas em condições seguras até o próximo preparo, podem tornar-se pratos deliciosos. Congele, recupere e transforme os alimentos. Já quando pedir refeições em aplicativos, o ideal é evitar a solicitação de utensílios, como talheres.

Confira algumas orientações:

- Consumir de forma consciente. Compre somente o necessário e reaproveite sobras e aparas de alimentos;
- Dispor apenas o rejeito (restos de alimentos, lixo sanitário e embalagens sujas) para a coleta. O mínimo que puder, sem desperdiçar alimentos;
- Embalar o lixo em sacos resistentes e bem fechados;
- Para colocar em contentores é necessário que o lixo seja ensacado para evitar o contato do coletor com o lixo;
- Dispor o lixo na frente de sua residência apenas uma hora antes da passagem do caminhão de coleta, evitando a ação de vetores de doença.