Com 517 mil habitantes, Serra é a maior cidade do Espírito Santo

Com 517 mil habitantes, Serra é a maior cidade do Espírito Santo

Texto: Samantha Dias - Foto: Sagrilo

A Serra continua sendo a cidade mais populosa do Espírito Santo, com mais de 517 mil habitantes. As estimativas populacionais de todos os 5.570 municípios brasileiros foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município da Serra conta com 517.510 pessoas, de acordo com o levantamento, com data de referência em 1° de julho de 2019. A nível Brasil, a Serra é a 21ª cidade mais populosa (excluindo as capitais).

Nos dados divulgados em 2018 pelo IBGE, a Serra aparecia, naquele ano, com o número de 507.598 moradores. Ou seja, são quase dez mil moradores a mais em um ano. No último censo realizado, em 2010, a população serrana era de 409.267, o que significa que houve aumento de 108.243 pessoas de lá pra cá.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que o crescimento expressivo da população deve ser acompanhado por projetos estruturantes para a cidade. “O foco da nossa gestão é  atender com políticas sociais a população, tornar as regiões mais dinâmicas e atrair investimentos para a geração de emprego e renda”, disse.

O prefeito salientou que os desafios são diários na administração de um município com mais de meio milhão de habitantes. “Hoje, mais de 517 mil pessoas buscam na Serra as oportunidades para dias melhores para si e suas famílias. Isso é um motivo de orgulho, mas também é desafiador. Temos trabalhado muito atraindo investimentos privados e também com investimentos próprios, aplicando em obras, saúde, educação, assistência social e outras áreas e o título de cidade mais transparente do Brasil indica que estamos no caminho certo”, afirmou Audifax Barcelos.

Em todo o Espírito Santo, são 4.018.650 de moradores. Depois da Serra, os municípios mais populosos, em ordem decrescente, são: Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina e Aracruz.

Brasil

Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes. De 2018 para este ano, houve taxa de crescimento populacional de 0,79%.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.