Compras de brinquedos para o Dia das Crianças exigem cuidados extras

Cuidados são importantes por segurança e evitam pedidos de trocas

Compras de brinquedos para o Dia das Crianças exigem cuidados extras


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Secom/PMS

Com a chegada do Dia das Crianças, o Procon Serra alerta os consumidores para os cuidados necessários na compra de presentes. No caso das compras de objetos para crianças, além de questões referentes a preço ou política de troca, é preciso estar alerta também para a idade indicada do brinquedo e verificar se o presente não coloca em risco a integridade física das crianças. 

Essas informações são importantes principalmente por questões de segurança, mas também evitam pedidos de trocas desnecessários que podem se transformar em transtornos, porque de acordo com a legislação, os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca de produtos que não apresentem vício ou defeito. 

Uma das primeiras coisas a observar é se o brinquedo tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) , que assegura a qualidade do produto e minimiza os riscos de acidentes. 

Seguem outras orientações para que as compras do Dia das Crianças sejam marcadas apenas pelos sorrisos dos pequenos e pequenas: 

1) Exija a nota fiscal do produto, documento que comprova a relação de consumo e será necessário em caso de reclamações;

2) Atenção à veracidade das ofertas e promoções;

3) Analise as possibilidades de trocas em caso de defeitos e os prazos de garantia. Bens não duráveis, como alimentos e cosméticos, têm um prazo de garantia de 30 dias; enquanto os bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo de 90 dias;

4) Se for realizar a compra pela internet, fique atento à segurança dos sites, observe o prazo de entrega e se há cobrança de frete;

5) Os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca de produtos que não apresentem vício ou defeito, por isso, informe-se sobre a política de trocas da loja;

6) O consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do INMETRO e, ainda, se o brinquedo é apropriado para a idade da criança;

7) Cuidado com a publicidade dirigida ao público infantil, porque muitas propagandas são destinadas diretamente às crianças e não aos pais, que têm o poder de compra. 

8) É preciso ficar atento para a publicidade de produtos que acompanham brinquedos, como o caso dos lanches. A empresa não pode condicionar a venda do brinquedo à venda do lanche, pois isso se caracteriza como venda casada, prática proibida pela legislação. Então, o brinde pode ser vendido de forma separada do lanche.

Atendimento

O  Procon Serra funciona das 8 às 17 horas e está situado no Pró-cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, com atendimento realizado por meio de agendamento pela internet. Para isso, basta acessar o link http://agendamento.serra.es.gov.br/ e seguir os passos necessários para marcar a data e horário do atendimento.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.