Conheça o Pracão: espaço exclusivo para diversão dos pets

As áreas estão nas praças do município

Conheça o Pracão: espaço exclusivo para diversão dos pets


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação Seob/PMS

O Brasil é o terceiro país do mundo em número de animais domésticos. Segundo o censo do Instituto Pet Brasil de 2021, são 149,6 milhões pets em terras brasileiras. Cerca de 70% da população tem um animal de estimação em casa ou conhece alguém que tenha.

Esses animais ganham cada dia mais importância na vida das pessoas. Com um o passar das décadas, tornaram-se mais que guardas da casa, e viram verdadeiros membros das famílias. Tem gente, inclusive, que os trata como filhos, que recebem cuidados com alimentação, higiene e lazer.

Atenta a essa necessidade, a Prefeitura da Serra tem incluído, nos projetos do programa Minha Praça é Massa da Serra, uma área voltada exclusivamente para os pets.

No município, nos últimos dois anos, foram entregues diversas pracinhas, que contam com um espaço apelidado, carinhosamente, de Pracão.

Nos locais, há brinquetos para os animais se divertirem e se exercitarem, além de grama natural e também bancos para os donos sentarem quando há área disponível.

As praças estão localizadas em Planalto Serrano - Bloco A, São Diogo, Morada de Laranjeiras, Campinho da Serra I, Valparaíso, Central Carapina, Bairro de Fátima, Jardim Limoeiro, Laranjeiras (Extrabom), Morada de Laranjeiras, Parque da Cidade, Feu Rosa (Canarinho), Colina de Laranjeiras (Rotatórias), Espaço Quintalzinho em Vila Nova de Colares e Espaço Quintalzinho em Jardim Carapina.

Conheça alguns benefícios de ter animais de estimação

 Xô estresse!

Uma pesquisa realizada em 2009, pela Universidade de Azabu, comprovou que, ao olhar para os bichos de estimação, os tutores recebem picos de ocitocina. Essa substância é uma das responsáveis pela sensação de bem-estar.

Amigo do coração

A convivência com um animal de estimação ajuda a reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e triglicerídeos, de acordo com pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos. Desse modo, eles contribuem para a saúde do seu coração, prevenindo problemas como infartos e outras condições cardiovasculares.

Solidão, nunca mais!

Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences afirma que idosos donos de cachorros superam melhor a solidão. Conforme o estudo, ter um bichinho de estimação ajuda a manter atividades regulares, já que o animal dá uma razão para levantar da poltrona. Além disso, faz com que os idosos fiquem mais atentos à necessidade de se alimentar (e alimentar seu animal) e também tenham mais oportunidade de ver outras pessoas, especialmente nos momentos em que saem à rua com os bichos para passear.