Imposto de Renda: Conselho do Idoso lança campanha de arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso

A doação já pode ser feita na declaração deste ano.

Texto: Grazieli Esposti - Foto: N/A

Você sabia que pode destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) para um fundo destinado aos idosos e, com isso, promover cidadania e mudar destinos? O Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS), órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social (Semas), acaba de lançar a campanha de arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso.

"O conselho tem um importante papel de definir as necessidades e as prioridades de atendimento da população idosa do município na garantia do direito. A destinação dos recursos captados pelo fundo tem um papel primordial para execução de projetos inovadores para essa população", explica a Presidente do COMIDS, Regilene Mazzariol Tononi.

É importante enfatizar que já na declaração deste ano, iniciada na última quarta-feira (15), pessoas físicas poderão destinar até 6% do imposto devido para instituições e abater o valor que seria pago à Receita Federal. Enquanto pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto  devido.

Para a Secretária de Assistência Social, Claudia Silva, a campanha "Imposto de Renda Solidário" é uma importante iniciativa que ajudará a financiar projetos na atuação e  garantia da proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Ações desta natureza são fundamentais para  a efetivação de atividades que promovam a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa.

Mas o que é o fundo?

O Fundo Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra foi criado pela Lei nº 4.826 de 2018 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 2.863 de 2022. Procura a captação, repasse e aplicação de recursos destinados à manutenção e implantação de planos, programas, projetos e serviços voltados para pessoas idosas do Município da Serra.

Vantagens em realizar a doação:
- Praticar a responsabilidade social;
- Investir em políticas públicas destinadas à promoção e proteção da pessoa idosa;
- Investir em ações de enfrentamento à violência contra pessoas idosas;
- Não paga nenhum valor a mais, se tiver montante de valores devidos à União (valores a pagar) e não recebe nenhum valor a menos, caso tenha montante a ser restituído pela União (valores a receber).

Como doar?

Através dos seguintes dados:
CNPJ 47.708.609/0001-83
Banco Banestes