Conta Comigo promove 367 atendimentos em Novo Horizonte

Iniciativa é da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom)

Conta Comigo promove 367 atendimentos em Novo Horizonte


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Encaminhamento para exame de mamografia, teste de Covid, orientação jurídica e atendimento do Procon em um só lugar. Estes foram alguns dos serviços oferecidos pela edição do projeto “Conta Comigo” realizada nesta quarta-feira (30) em Novo Horizonte. 

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), com objetivo de atender a demandas da população feminina do município e contribuir para o enfrentamento da violência contra as mulheres. No total, foram realizados 367 atendimentos em diversas áreas.

“O mês de março termina com a certeza de dever cumprido. Com ações de cuidados e prevenções, finalizamos o mês internacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Mas não vamos nos limitar ao mês de março e daremos continuidade aos atendimentos das mulheres nos territórios, conforme está previsto no plano de governo”, destaca a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota.

Quem esteve no evento aprovou a tarde de serviços proporcionada pela Prefeitura da Serra. “Saímos com uma solução para o problema encaminhada", afirmou Júlia das Flores Silva Franco, que procurou o Procon e terá a demanda relacionada a dívidas do falecido marido direcionada para uma negociação com as empresas. 

A autônoma Angélica Pereira dos Santos aproveitou a oportunidade para atualizar o Cadúnico, tomar vacina contra Covid-19 e marcar o exame preventivo. “Achei muito bom, está de parabéns, consegui vários benefícios e ainda marcar um exame”, informou Angélica. 

Outra mulher que saiu de lá após receber diversos serviços foi Aline Meireles de Oliveira. Moradora de Balneário de Carapebus, Aline foi ao evento para atualizar os dados no Cadúnico e conseguiu também agendar exame de mamografia e se inscrever em um curso de empreendedorismo do programa “Qualifica + Progredir”. “Gostei, a gente precisa e é uma ação que a gente consegue em um dia resolver tudo”, disse Aline. 

Segue o balanço das ações em Novo Horizonte pelo projeto  “Conta Comigo”: 

- 21 testes de sífilis;

- 22 testes de hepatite;

- 22 testes de HIV; 

- Distribuição de 400 preservativos masculinos, 50 preservativos   femininos e 63 autotestes de HIV;

- 20 atendimentos presenciais Cadúnico;

- 65 agendamentos para o CRAS de Novo Horizonte;

- 18 aberturas de reclamação e 30 orientações relacionadas ao Direito do Consumidor;

- 20 orientações jurídicas do Dajum, sendo 2 agendadas para abertura de ação no departamento;

- 70 doses de vacina Covid-19;

- 30 doses de vacina Influenza;  

- 27 exames preventivos;

- 03 mamografias;

- 05 aferições de glicemia;

- 21 aferições de pressão arterial;

- 23 inscrições para curso do Qualifica+Progredir;