Corpus Christi: neste ano, tapete de Barcelona vai cruzar o bairro de ponta a ponta

Corpus Christi: neste ano,  tapete de Barcelona vai cruzar o bairro de ponta a ponta

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Júnior Ferreira

Está chegando o momento em que a fé cristã se revela em forma de arte. Através da confecção dos tapetes de Corpus Christi, festa religiosa comemorada em 8 de junho, fiéis estampam quarteirões com telas artísticas feitas com pó de pedra, papel, casca de ovo, tecido, pó de café, entre outros materiais.

E quando falamos em destaque na confecção de tapetes de Corpus Christi, Barcelona está entre os destinos mais procurados pelos visitantes, confirmando, a cada ano, o título da segunda maior  solenidade de Corpus Christi do Estado. A temática da 11ª edição será  “Eucaristia: fonte de graça para os discípulos”, que promete unir a Avenida Região Sudeste de ponta a ponta, ou seja, 1,3 quilômetros com tapete.

Os trabalhos mobilizam mais de mil pessoas, entre voluntários de outras paróquias e até mesmo religiões, e estão previstos para começar às 19 horas desta quarta-feira (7), sendo concluído no início da manhã de quinta (8).

O início do evento será às 18 horas,  pela praça padre Jesimar Soares, que fica em frente à comunidade Sagrado Coração de Maria, seguindo em procissão luminosa pela avenida Região Sudeste com destino à praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

A festa de Corpus Christi de Barcelona é realizada pela paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, composta por sete comunidades. São elas: Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria, São João Batista, localizadas em Barcelona; Nossa Senhora de Lourdes e São Pedro, em Colina de Laranjeiras; Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida, em Taquara.
Até o ano passado, o tapete terminava na rotatória localizada próximo à igreja, fechando em um quilômetro. Também em 2022, a festa, que conta com missa e show, reuniu cerca de 20 mil pessoas, metade da expectativa para o público em 2023, que é de cerca de 40 mil.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), apoia a iniciativa, que conta com duas missas, Procissão Luminosa e show com Thiago Brado (PR), dono dos sucessos “Minha Essência”, “Meu Alvo”, “Verdades do Tempo”, “Não Estou Só”, entre outros.

Corpus Christi em Barcelona

Quando: 8 de junho
Programação: às 9 horas, missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Às 18 horas, missa campal na comunidade Sagrado Coração de Maria. Logo após, procissão luminosa até a praça da Igreja Matriz, onde vai acontecer a Benção Solene do Santíssimo. Fechando a programação, show do cantor Thiago Brado.