Recepção divertida no volta às aulas empolga estudantes na Serra

A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares, por isso, o acolhimento é importante

Recepção divertida no volta às aulas empolga estudantes na Serra


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

A volta às aulas é um período de muitas novidades para as crianças, seja para aqueles que nunca tiveram contato com esse mundo ou até mesmo para os “veteranos”. Por isso, escolas e creches da Serra estão preparando uma semana de “acolhida”, com recepções divertidas e interativas.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vantuil Raimundo Bessa, em Lagoa de Jacaraípe, a direção investiu em um método diferente para recepcionar os pequenos de 3 a 5 anos. Na porta da sala de aula, as professoras recepcionam as crianças e pedem para que cada uma delas escolha qual é a forma que deseja ser cumprimentada. Entre as opções estão: um abraço, um toque de mão, uma dança ou uma careta engraçada.

Segundo a diretora Milene Saraiva, a prática de recepção acolhedora é costume na unidade. “Este ano também convidamos os pais para participar desses primeiros dias de aula, para que conheçam melhor o lugar onde a sua criança passa boa parte do dia, as professoras e também ajudem na adaptação dela ao ambiente escolar”.

De acordo com Milene, às vezes, as crianças chegam chorando e assustadas porque o CMEI é um mundo diferente para elas. “Por isso, com muita criatividade e amor, acolhemos com brincadeiras e atividades pedagógicas. Também acreditamos que o acolhimento das famílias é muito importante, pois a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento e sucesso das crianças em todas as etapas de ensino” contou.

O professor e secretário de Educação, Gelson Junquilho, afirma que considerar este momento de acolhimento das crianças e dos familiares, procurando oferecer bem-estar, conforto físico e emocional, é fundamental para a relação escola e família.

“A Sedu entende que a entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares, por isso, o acolhimento deve ser feito com planejamento e compreensão para que a criança entenda o processo de socialização”.

Segundo a gerente de Educação Infantil, Luciana Paneto, as unidades de ensino se planejam para este momento de acolhida, auxiliando famílias e crianças neste processo. “Cada criança é única e sua adaptação deve ser respeitada”.

Luciana informou que, além da acolhida, é incentivado durante todo o ano que diretores façam momentos para ouvir a família e conversar sobre a rotina dos pequenos nas unidades.