Cultura, Diversão e Literatura: Esse foi o mês de Agosto na Educação

Vamos lembrar alguns momentos do mês para a Educação

Cultura, Diversão e Literatura: Esse foi o mês de Agosto na Educação


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

O mês de agosto foi tão produtivo que na Educação ninguém nem sentiu passar. Quem viveu vai poder sim contar tanta ação legal que entrou para a história. Teve passeio irado de dia de estudante, teve projeto do étinico-racial que levou cultura, história e muita beleza para as escolas e muita literatura com a galera do LiteraSerra, vamos relembrar? 

Cultura

Logo no comecinho do mês, numa terça-feira (09), o projeto "Tranças, traços e movimentos: nossas heranças culturais africanas” encantou aos pais, alunos e a comunidade escolar com um evento, onde rolou a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, um desfile das crianças todas produzidas com cabelos belíssimos feitos pelas integrantes do Projeto Sofias, também da comunidade local. E ainda  teve a participação de ninguém menos que a Miss Teen Espírito Santo, Sofia Moreno.

A ideia do projeto surgiu após a primeira aula do curso de formação continuada desenvolvido pela Coordenação de Estudos Étnico-raciais - SEDU/Serra, intitulado: “Educação para as relações Étnico-raciais na rede municipal de ensino da Serra: promovendo a diversidade na escola”, e foi considerando a necessidade de desenvolver uma identidade étnico-racial positiva, bem como a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira que se deu início a essa ação que envolve, integra e traz a sensação de pertencimento aos alunos. 

Ele envolve atividades de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Arte, fortalecendo as heranças culturais do continente africano tão presentes na constituição do povo brasileiro. Uma atividade bacana desenvolvida dentro do projeto é a produção de itens culturais como almofadas produzidas pelos estudantes com o apoio do Projeto Costura Criativa - da comunidade local, inspirada nas obras da artista sul-africana Esther Mahlangu, marcada pelo estilo original que emprega pinturas especiais nas paredes através de formas geométricas e multicoloridas.

Agosto, o mês do estudante, não passou em branco da EMEF Antônio Vieira de Rezende de Central Carapina. Os alunos foram até Guarapari, comemorar seu dia em grande estilo e passaram o dia no Sítio Riacho Doce, onde aproveitaram aprendendo, relaxando e se divertindo com atividades culturais e esportivas. 

Diversão

A EMEF Antônio Vieira de Rezende vem buscando incentivar ações pedagógicas que oportunizem o corpo discente a reinventar a sua relação com a escola e a sua apropriação do conhecimento. Uma junção que tem dado certo. Diversão com aprendizado, valorizando a teoria aprendendo na prática. 

Literatura

O LiteraSerra não podia ficar de fora das lembranças marcantes de agosto. A 1ª feira literária e cultural aconteceu na EMEF Aureníria Correa Pimentel e encantou pais, alunos e quem passou por lá. Em uma programação que exalou cultura por meio de contação de história, apresentações musicais, dança e poemas. O evento contou ainda com a presença de autores locais que através de sua arte, ressignificam nossa cidade, ressaltando artisticamente tudo de bom que a Serra tem para oferecer.