Da paixão à profissão: Marcela hoje é maquiadora com ajuda da Prefeitura da Serra

Marcela fez quatro cursos na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda: de massagem, depilação, design de sobrancelha e, neste ano, fez o de maquiagem

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Com batons, blush e pincéis, Marcela Tomé Nascimento, 31 anos, realça a beleza de suas clientes e garante seu sustento, trabalhando com o que gosta. Moradora da Serra, ela é uma das alunas dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura da Serra que está dando novos rumos à carreira depois da oportunidade de estudar de graça.

E quando se fala em aproveitar as oportunidades, Marcela é exemplo: ela já fez quatro cursos na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra. Em 2018 ela fez o curso de massagem, depilação, design de sobrancelha e, neste ano, fez o de maquiagem, área onde ela decidiu investir com mais intensidade.

“O primeiro curso que fiz foi o de massagem, mas não me identifiquei muito. Estou focando, principalmente, na maquiagem, mas também faço depilação e design de sobrancelha, à medida que tenho procura das clientes”, contou.

O segmento da beleza sempre fez parte da vida da moradora de Feu Rosa. Filha de cabeleireira, ela começou a fazer unhas no salão da mãe aos 20 anos, atendendo aos finais de semana. Trabalhou de carteira assinada em outras áreas, mas diz que não há nada como trabalhar por conta própria e com aquilo que ama.

Logo quer terminou o curso de maquiagem, em junho deste ano, ela já começou a trabalhar. Para aperfeiçoar, cada vez mais, as técnicas, conta com a ajuda das amigas e parentes como modelos. Atualmente, ela atende, em média, duas clientes por final de semana e, com a proximidade do final do ano, época de festas e formatura, a agenda começa a ficar mais disputada. “Para este mês de setembro já tenho atendimentos agendados para todos os finais de semana”, comenta animada.

“Hoje vivo exclusivamente do meu trabalho, principalmente, meu trabalho de maquiadora. Estou investindo na compra dos produtos e meu sonho é ter um estúdio de maquiagem em Laranjeiras”, contou.

Para ela, a chance de fazer de graça um curso que tem valor alto no mercado foi muito importante. “O curso é ótimo. Durante as aulas, também temos à nossa disposição o material e isso ajuda muito quem está começando”.

Mãe

A mãe de Marcela, dona Malvina Rodrigues, também é um exemplo de vontade de aprender e disposição. Aos 59 anos, ela já fez cursos de cuidador de idosos, porteiro e cuidador infantil, esse último oferecido pela Prefeitura da Serra. Agora, está aguardando a prefeitura abrir inscrição para o curso de eletricista, que ela garante que também vai fazer.

Cabeleireira durante muitos anos, ela conta que os conhecimentos adquiridos nas capacitações a ajudam a garantir outros trabalhos e complementar a renda. “Não gosto de ficar parada, em casa, acumulando doenças. Gosto de fazer cursos e trabalhar”, contou dona Malvina, enquanto oferecia café e bolo, feito pela vizinha que aprendeu a receita também em um curso oferecido gratuitamente na Seter, o curso de confeitaria.

.