De jogo da memória a gibi on-line para reforçar o aprendizado na Serra

Plataforma on-line apresenta sugestões de leitura, gibis, jogos pedagógicos, vídeos com dicas para as famílias e as atividades escolares

De jogo da memória a gibi on-line para reforçar o aprendizado na Serra

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

As crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino da Serra dispõem de um reforço divertido, intuitivo, com linguagem didática e acessível. É a plataforma on-line http://educacao.serra.es.gov.br. O conteúdo pode ser acessado por computador ou celular.

A plataforma é administrada pela Secretaria de Educação da Serra (Sedu) e tem vasto conteúdo para estudantes de todas as séries, famílias e professores. O conteúdo disponível atende as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com design colorido, moderno e fácil de ser acessado, a plataforma apresenta sugestões de leitura, jogo da memória, gibis, jogos pedagógicos, áudio books, vídeos com dicas para as famílias e claro, as atividades escolares.

Conteúdo para professores
Os professores têm acesso a artigos, apostilas, materiais de apoio pedagógico, tutoriais para enriquecer o conteúdo das aulas, ferramentas para reuniões on-line, uma área para inscrição em cursos de formação continuada, entre outros materiais de apoio.

Educação Inclusiva
A educação inclusiva tem destaque em toda a plataforma com orientações, literatura, vídeos e áudios para auxiliar alunos, famílias e profissionais. Além disso, há o recurso de acessibilidade com o VLibras, que abre uma tela que traduz conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

E quem não tem internet ou equipamento?
Mas, quem não tem esses dispositivos ou não consegue acesso à internet não precisa se preocupar. As atividades escolares e complementares, serão impressas e poderão ser retiradas na própria unidade de ensino, como explicou o secretário de Educação, Alessandro Bermudes.

“Inicialmente, parte dos nossos alunos voltará às atividades escolares de forma remota por conta da pandemia do coronavírus, e sabendo das dificuldades enfrentadas por muitas famílias com relação às tecnologias, nos preocupamos em disponibilizar o conteúdo pedagógico de forma impressa. Essa é uma forma de garantir que todos os estudantes possam acompanhar as atividades com segurança e tranquilidade”, declarou.

Para evitar aglomeração, a retirada das atividades será agendada por meio de contato telefônico, cartazes, SMS e outros meios de comunicação.

“O mais importante é que essa família fique despreocupada sobre o rendimento escolar do seu filho”, destacou Bermudes.

Volta às aulas
A volta às aulas na Serra está prevista para 1º de março, no formato híbrido, quando parte dos estudantes vai para a escola em uma semana e a outra fica em casa, recebendo conteúdo de forma remota (pelo computador ou celular). As séries finais voltam primeiro, até chegar a vez do retorno dos alunos das séries iniciais.

Veja o cronograma abaixo:
1º de março: 8º e 9º anos - Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
15 de março: 6º e 7º anos - Ensino Fundamental
29 de março: 1º ao 5º ano - Ensino Fundamental

Educação Infantil
As atividades para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra serão retomadas de forma remota no dia 1º de março, para todas as turmas, considerando a Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 1-R de 08/08/2020, artigo 21, que inclui crianças menores de 5 anos como grupo de risco.