Denúncias da Vigilância Sanitária podem ser feitas pelo aplicativo Colab

As demandas serão encaminhadas diretamente para a equipe técnica

Denúncias da Vigilância Sanitária podem ser feitas pelo aplicativo Colab

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Buscando oferecer um atendimento mais próximo e rápido ao Munícipe, a Prefeitura Municipal da Serra irá disponibilizar no aplicativo Colab, um canal direto com a Vigilância Sanitária.

O serviço poderá ser utilizado sempre que houver sinais de risco ou dano à  saúde com o consumo/uso de produto ou a prestação de serviço, tornando possível informar práticas que não estão de acordo com a legislação sanitária.

Para utilizá-lo é fácil: basta acessar o aplicativo Colab e registrar a sua solicitação. As demandas serão encaminhadas diretamente para a equipe da VISA para verificação e providências. O reclamante receberá a resposta sobre a resolução da demanda tão logo seja solucionada.

O Gerente da VISA, Marcos Tosta, explica que o objetivo do uso do aplicativo é estreitar o diálogo com a sociedade, além da importância de otimizar e agilizar o atendimento.

“Por meio das denúncias poderemos atuar em locais específicos, orientando sobre as ações corretas, fazendo de fato a educação sanitária continuada e a sua importância para a nossa cidade'', disse o Gerente. Segundo Tosta, o aplicativo deve reduzir o tempo de resposta ao cidadão que fizer a solicitação. “O Colab é de fácil utilização e a demanda chegará rapidamente para nós, já que é on-line'', afirma o Gerente.

As solicitações encaminhadas à Visa não serão postadas na rede social do Colab, ou seja, não irão aparecer publicamente para os usuários. A Subsecretária de Inovação, Vanessa Gusmão, explica que o sigilo é importante tanto para o reclamante, quanto para o denunciado. “O cidadão poderá fazer a denúncia sem medo e o estabelecimento também ficará resguardado de uma exposição desnecessária, caso não sejam constatadas irregularidades após a fiscalização”, evidencia Vanessa.

O Colab disponibiliza um canal direto de comunicação com a Vigilância Sanitária, em que o cidadão poderá enviar demandas e registrar problemas, ajudando, assim, na promoção da saúde e do bem-estar. Além das solicitações enviadas à VISA, já estão disponibilizadas outras categorias de serviço, sendo eles: descarte irregular de lixo, entulho em calçada/via pública, praias sujas e buracos em vias públicas.

O aplicativo pode ser baixado em colab.re ou através da loja de aplicativos.