Departamento de turismo da Serra realiza visitas a empreendimentos

Esforço é para que empreendimentos realizem o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)

Departamento de turismo da Serra realiza visitas a empreendimentos

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação Setur

A equipe do Departamento de Turismo (Deptur) da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) vem realizando visitas aos empreendimentos turísticos que existem na Serra para que eles realizem o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo e, aos empreendimento que já possuem, para que atualizem o cadastro.

O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Quando a empresa ou pessoa física é cadastrada, demonstra organização, legalidade e profissionalismo que possuem dentro de seus segmentos de atuação, reforçando responsabilidade não só na prestação de seus serviços, mas também na divulgação e visibilidade do município no desenho do Mapa Turístico do Brasil.

O Deptur tem buscado a participação dos prestadores de serviços nas ações e definições de políticas para o setor, mostrando os benefícios que o cadastramento traz para o segmento. Quem for cadastrado pode usufruir de vários benefícios, além de participar da organização, fomento e fortalecimento do turismo da Serra, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor. Dentre os empreendimentos turísticos que estão sendo visitados estão os hotéis, pousadas, restaurantes, bares, entre outros.

O Cadastur é obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O diretor Municipal de Turismo da Serra, Luciano Andrade, falou sobre a importância de os empreendedores atualizarem ou realizarem o cadastro do Cadastur.

“A adesão dos empreendimentos e prestadores de serviços à plataforma Cadastur do Ministério do Turismo é gratuita e muito importante para o desenvolvimento do turismo em nosso Município. A inscrição possibilita que os empreendimentos tenham acesso a linhas de crédito como Fungetur e também possibilidades de participação de feiras e eventos ligados à promoção turística. Já o turista consegue de forma muito prática pesquisar empreendimentos e prestadores de serviços ligados à cadeia produtiva do turismo como: guias de turismo, meios de hospedagem, restaurantes, transportadora turística dentre outros” disse.

Luciano ainda completou dizendo que o Cadastur é uma ferramenta que estimula a competitividade de serviços, produtos turísticos e promove a qualificação do destino Serra-ES.