Dia Mundial sem Tabaco: conheça o programa da Serra de combate ao vício
O tabagismo é fator de risco para cerca de 50 doenças

Texto: Rodolpho Paixão
- Foto: Freepik
Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Reconhecidamente uma doença crônica, o tabagismo resulta da dependência química da nicotina e é fator de risco para cerca de 50 doenças, como câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Pensando nisso, que tal aproveitar a data para colocar um ponto final nessa prática que pode prejudicar tanto quem fuma, quanto quem está ao seu redor.
A Serra oferece, em diferentes Unidades de sua rede municipal de saúde, o Programa de Combate ao Tabagismo da Serra, que realiza atendimento a dependentes do tabaco que querem ajuda para parar de fumar. Formado por uma equipe multidisciplinar composta por: médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionista e técnico esportivo. O programa serve de base para o tratamento da pessoa tabagista e apresenta ótimo custo-efetividade nos cuidados em saúde, principalmente relacionado às doenças crônicas.
Se interessou? Para participar, a pessoa que deseja parar de fumar, precisa buscar a unidade mais próxima de sua residência. Na Unidade o munícipe será atendido por um profissional capacitado que irá lhe passar todas as informações sobre o programa e ainda realizará um teste para avaliar o grau de dependência da nicotina. Após avaliação, deverá passar por três etapas obrigatórias no Programa de Tabagismo: o atendimento individual; consulta de avaliação clínica; e acompanhamento.
Em meio a esse processo, são formados os Grupos de Apoio ao Tabagista- GATT, que se reúnem semanalmente. Uma maneira de trocar experiências e tornar o processo menos solitário para o dependente. Ao se tornarem ex- tabagistas, os participantes serão acompanhados por até um ano pela equipe do Programa.
Como acessar o serviço?
O acesso ao programa acontece em todas as Unidades de Saúde, onde a abordagem inicial será realizada pelo enfermeiro ou Assistente Social, por meio do teste para avaliar o nível de dependência da nicotina (Teste de Fagerstrom).
Os Munícipes interessados em parar de fumar deverão procurar uma unidade mais próxima da sua residência para realizar a sua inscrição e aguardar ser chamado. Não demora muito e o resultado pode durar por toda a vida.
O Programa de Combate ao Tabagismo da Serra funciona em suas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede) e, também, nas Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida e Nova Carapina I, São Marcos e Cidade Continental.