Dias chuvosos exigem mais atenção no trânsito

Departamento de Operações de Trânsito tem algumas dicas de segurança que os condutores de veículos automotores devem observar nos dias chuvosos

Dias chuvosos exigem mais atenção no trânsito


Texto: Marcos de Oliveira

Em dias de chuva, é importante redobrar a atenção no trânsito e seguir as orientações de direção defensiva. Mesmo uma chuva rápida e de pequena intensidade exige cuidados dos condutores, pois afeta a visibilidade e as condições de aderência do veículo na pista. 

O Departamento de Operações de Trânsito da Prefeitura da Serra, que, entre outras atribuições, é responsável por ações de fiscalização e educação para o trânsito, tem algumas dicas de segurança que os condutores de veículos automotores devem observar nos dias chuvosos.

Confira as dicas:

- Reduza a velocidade e acenda o farol para aumentar a visibilidade do veículo e facilitar a identificação de poças d’água e trechos alagados.

- Aumente a distância em relação ao veículo da frente, mesmo que esteja trafegando em baixa velocidade. Além de evitar colisões provocadas por freadas bruscas e pela pista escorregadia, trafegar a uma distância segura permite que o condutor verifique a profundidade das poças e tenha tempo de reagir em caso de imprevistos.

- Evite rotas alternativas para fugir de possíveis pontos de alagamento, a não ser que conheça bem o local. Nessas horas é melhor ir por vias conhecidas a se arriscar em regiões pelas quais não costuma passar.  

- É melhor parar diante de um ponto alagado a tentar atravessar e deixar o veículo preso no alagamento. Em alguns casos, a água provoca danos sérios no veículo, além de expor o condutor a risco de acidentes ou doenças.

- Evite passar a mão no vidro para desembaçar, pois isso piora a visibilidade. O ideal é usar um pano limpo, usar o ar-condicionado (nos carros que possuem o equipamento) ou o ventilador.

- Mantenha a palheta do limpador de para-brisa em bom estado de conservação, trocando-a sempre que apresentar sinais de desgaste. A orientação vale também para a manutenção do desembaçador traseiro, do ar-condicionado e do ventilador, que podem ser usados para desembaçar o para-brisa.

- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro e esperar até que o tempo melhore.

- Cuidado com os pedestres nas calçadas. Jogar água neles ao passar por poças em alta velocidade é infração sujeita a multa, além de ser falta de respeito com o próximo. Transitar devagar ajuda a evitar esse tipo de incidente.

- Quem tem veículos altos, como caminhonetes, pode não ter problemas ao passar por pontos alagados, mas as ondas provocadas por esses carros podem atrapalhar a condução dos veículos menores. Dirigir em baixa velocidade e defensivamente ajuda a evitar esses problemas.