Dicas para organizar a rotina das crianças na quarentena

Criar uma agenda diária ou semanal, com horários para o sono, alimentação, banho, leitura e brincadeiras, é importante para a rotina da criança

Dicas para organizar a rotina das crianças na quarentena


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Freepik

Com as crianças passando mais tempo em casa, soluções e atitudes que deixem o espaço mais organizado podem contribuir para a harmonia do lar e melhorar o desempenho dos pequenos nas tarefas estudantis e diárias.

Segundo a gerente da Educação Infantil da Serra, Luciana Paneto, criar uma agenda diária ou semanal, com horários para o sono, alimentação, banho, leitura e brincadeiras, é importante para a rotina da criança e para comunicar ao pequeno que não estamos vivendo uma pausa de férias.

“Envolver a garotada na tarefa do lar pode ser uma maneira também de passar o tempo e que ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada - dá até para fazer tudo brincando e com leveza. Ao concluir uma tarefa, a família pode incentivar a criança com um gesto de celebração ou recompensa”, afirmou.

As equipes de Tecnologias Educacionais e Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Serra selecionaram algumas dicas para as famílias, confira:

Crie um cantinho acolhedor:
Crie um cantinho especial e aconchegante para o seu filho passar a maior parte do dia. Ele deve ser equipado com poucos brinquedos, livros, travesseiros e mantas.

Tudo vira brinquedo:
Potes plásticos, caixas de papelão, tampinhas de garrafa, bola de meia, entre outras coisas. A criatividade e a imaginação da criança não têm limites para materiais alternativos que viram brinquedos incríveis. Então, experimente deixar esses materiais à disposição e estimulá-los a se divertirem. Se possível, coloque regras para que os objetos não fiquem espalhados pela casa e tenham locais fixos para serem guardados após a brincadeira.

Prepare o canto dos estudos:
Da mesma forma que foi criado um cantinho para o descanso e para a brincadeira, reserve um cômodo ou espaço calmo para servir como canto do estudo. Afinal, estamos passando por quarentena, não são férias! Esse é um bom momento para revisar tarefas de casa ou conceitos que não foram bem assimilados ou ainda fazer as novas atividades postadas regularmente no novo site da Sedu Serra: http://educacao.serra.es.gov.br.

Planeje brincadeiras:
Deixar as crianças entretidas e contentes em tempos de quarentena não é tarefa fácil. Mas também não é impossível. Com criatividade é possível pensar em ideias para desfrutar um tempo de qualidade ao lado da garotada. Relembre brincadeiras antigas, procure jogos educativos na internet ou mesmo no site da Sedu Serra.