Educação da Serra avança com ajuda de novos equipamentos e novas tecnologias

"Impossível imaginar o avanço da educação sem o uso de novas tecnologias", diz o secretário de Educação da Serra

Educação da Serra avança com ajuda de novos equipamentos e novas tecnologias


Texto: Andreia Soares - Foto: Renato Paolielo/Secom-PMS

Como parte do Programa “Serra Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável”, a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) vem se preparando cada vez mais para uma nova educação totalmente conectada com o mundo da tecnologia. 

Entre as ações realizadas pela Sedu para garantir a estudantes, professores e outros profissionais da educação, total acesso ao mundo da inovação, estão a criação, pela Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), do site Edserraon, que possibilita a todos os profissionais da educação da Serra, o acesso a documentos, divulgação de palestras, lives, redes de conversas sobre temas diversos, entre outros. 

Também houve a ampliação dos usos da plataforma EducaSerra - Moodle, do canal Educa Serra, no YouTube, para formações e eventos, em parceria com outras secretarias municipais da Serra e a expansão da rede de fibra de internet da Prefeitura da Serra nas unidades de ensino municipais. 

Educação aliada às tecnologias

O secretário de Educação, Alessandro Bermudes, explica que é impossível imaginar o avanço da educação sem o uso de novas tecnologias. “Criamos contas do Google para todos os professores e estudantes da rede de ensino municipal da Serra, com espaço ilimitado e potencializamos o uso das demais ferramentas do Google, especialmente o Google Sala de Aula”, destaca Alessandro Bermudes.

A educação da Serra já conta também, com o Sistema de Gestão Escolar (SGE), criado para facilitar o gerenciamento das atividades pedagógicas e permitir que pais e estudantes acessem as notas e frequências, do computador ou até mesmo do celular, dentre outras ações virtuais.

Laboratório de Informática Educativa Móvel (LIEM)

A subsecretária pedagógica da Serra, Luciana Galdino ainda destaca que até o final de 2021 todas as 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão equipados com um Laboratório de Informática Educativa Móvel (LIEM). 

“Nas EMEFs, cada LIEM será composto de 36 Chromebooks e 01 gabinete de recarga móvel para guardar e carregar os equipamentos, totalizando 2.412 Chromebooks. Já nos CMEIs, cada LIEM será composto de 25 Chromebooks e 01 gabinete de recarga móvel, totalizando 1.875 aparelhos”, detalha Luciana Galdino. 

Notebooks para professores

Está em andamento ainda, o processo de aquisição de notebooks para todos os profissionais da rede, com previsão de conclusão do processo de compra em novembro. Além disso, há previsão de contratação de Plataforma Digital gamificada para fortalecimento das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).