Prefeitura da Serra planeja ampliação, reforma e construção de novas unidades de ensino

A expectativa é que, com as mudanças, até 2.000 novas vagas para matrículas sejam abertas.

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Edson Reis/Secom

Para traçar os planos para 2023, em fevereiro, representantes das secretarias de Educação, Obras e Fazenda se reuniram para formalizar o aprimoramento da infraestrutura da Educação.

Em reunião realizada entre as secretarias foram alinhadas manutenções, reformas e futuras construções de Unidades de Ensino, bem como ampliação e revitalização de espaços escolares.

No começo de fevereiro, o prefeito Sergio Vidigal, assinou uma ordem de serviço para construção do novo Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Sonho Dourado, em Serra Dourada I. O novo CMEI tem previsão de entrega para janeiro de 2024.

Na reunião foi acordado, que ainda este ano, serão assinadas mais duas ordens de serviços para construção de novas unidades de ensino.

Outra meta dessa parceria é ampliação de escolas. A ideia inicial é que, a princípio, 23 escolas sejam ampliadas, permitindo o aumento na oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino da Serra. A previsão para início dessas obras é para março.

A expectativa é que, com as ampliações das unidades de ensino, a rede consiga abrir cerca de 2.000 novas vagas para matrículas de crianças/estudantes do município, até a conclusão das obras.

Entre as manutenções previstas no planejamento de melhoria das escolas,  63 unidades, por exemplo, receberão cobertura de parquinhos e/ou pátios. Atualmente, aproximadamente 40 unidades estão passando por manutenções, por meio de recursos do Programa de Autonomia Financeira Escolar (PROAFE), repassados aos Conselhos de Escola.

A secretária de Educação, Luciana Galdino, falou sobre a parceria e os planos da gestão para a educação em 2023. "Considerando que a educação é uma das prioridades desta gestão, o nosso compromisso é ofertar educação pública de qualidade para nossos estudantes, famílias e equipe de profissionais. O ambiente escolar também compõe essa premissa, por isso, vamos atuar de forma conjunta e direta com algumas secretarias, para fazer essas entregas", explicou.