Serra adere à Rede Capixaba Mulher e Trabalho

A iniciativa é voltada para garantir a equidade, qualificação profissional e combate à violência nos ambientes de trabalho.

Serra adere à Rede Capixaba Mulher e Trabalho


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Semas

Gerar oportunidades, promover ações e desenvolver projetos voltados para a mulher no mercado de trabalho. Esse é o objetivo da Rede Capixaba Mulher e Trabalho, criada oficialmente na tarde de segunda-feira (27), na Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES).

A iniciativa da SRT/ES já conta com a parceria e participação efetiva de diversas Instituições públicas e privadas, entre elas: Ordem dos Advogados no Brasil (OAB/ES), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES), Ministério Público do Trabalho (MPT/ES), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), Centrais Sindicais de Trabalhadores, Governo do Estado, Prefeituras, Câmara de Vereadores de Vitória, representada pela Vereadora Karla Silva Coser, Sines, Sistema S (SENAI, SENAC, SESI e SEBRAE), entre outros.  

O lançamento da rede vai gerar um fórum permanente, com uma agenda ampla para tratamento de questões relacionadas ao mercado de trabalho e relevantes para a mulher, a exemplo da inclusão com equidade, da qualificação profissional e do combate à violência. 

Outras questões indiretas, que permeiam a vida da mulher nas relações de trabalho, também deverão ser tratadas, assim como o número de creches e vagas ofertadas e as atuais condições das Unidades de Saúde. 

Em relação à inserção no mercado de trabalho, a Rede Capixaba Mulher e Trabalho deverá propor mecanismos que ampliem a oferta de vagas para as mulheres, além de melhores condições remuneratórias e qualidade de vida.

Para tanto, a rede já conta com os Sines do Estado e dos municípios da Grande Vitória e, com essa iniciativa, espera-se também que sejam fortalecidas as suas estruturas e o papel destas instituições. 

No que se refere à qualificação profissional, o Sistema S (SEBRAE, SESI, SENAC e SENAI), a UFES e o IFES também estão inseridos com o propósito de ampliação e aprimoramento das ofertas de ensino profissional e qualificação voltados para a mulher. Outras instituições de ensino e qualificação profissional também deverão aderir à Rede.

Em relação ao combate à violência praticada contra a mulher no mercado de trabalho, a SRT/ES, o TRT/ES, o MPT/ES, a OAB/ES, as Centrais Sindicais, entre outros, já desenvolvem ações com esta finalidade. A Rede deverá potencializar este trabalho e também desenvolvê-lo de forma interinstitucional, o que certamente ampliará os resultados e benefícios almejados. 

No próximo dia 22 de março, uma nova reunião ocorrerá na sede da SRT/ES, onde será formalizada a constituição da "Rede Capixaba Mulher e Trabalho", através de um Termo de Compromisso, no qual também serão definidos os comitês, as equipes de trabalho e o calendário anual, cuja periodicidade já fora estabelecida com reuniões mensais. 

É importante frisar que, o último Censo do IBGE, realizado em 2019, demonstra crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho, contudo, ainda continua bem menor e a remuneração feminina ainda é 22% inferior a dos homens. Essa diferença chega a 38% em cargos gerenciais. A pesquisa também evidenciou que ter filhos pequenos está entre as muitas barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.                   

"Estamos muito felizes em fazer parte da construção dessa agenda e compor a 'Rede Capixaba Mulher e Trabalho', que atuará efetivamente para minimizar os efeitos desta realidade vivida pelas mulheres no mercado de trabalho, em âmbito estadual", pontuou a Secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva.