Espaço ajuda quem quer iniciar ou ampliar um negócio

São oferecidos desde orientações gerais a encaminhamento para empréstimos

Espaço ajuda quem quer iniciar ou ampliar um negócio


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Quem empreende ou tem interesse em iniciar seu próprio negócio pode contar com a ajuda da Prefeitura da Serra. No Espaço Empreendedor, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é possível se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), obter orientações gerais e encaminhamento para obtenção de empréstimos. 

Para se cadastrar como MEI, basta fazer o agendamento pelo link http://agendamento.serra.es.gov.br/ e comparecer ao Espaço do Empreendedor no dia e horário marcados levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos. 

O espaço atende também quem já está formalizado e precisa de um empréstimo para ampliar o negócio ou adquirir matérias-primas e equipamentos. São oferecidos créditos de até 20 mil reais, com prazo de carência de até seis meses. 

O crédito de R$ 5.000,00 sem juros não exige avalistas, porém valores maiores, até o limite de R$ 20.000,00, exigem a partir de um avalista pessoa física, sem restrições no SPC ou SERASA, que não resida na mesma casa e comprove o rendimento líquido mensal de no mínimo 30%,do valor da prestação. Há outros requisitos, que estão detalhados no fim da matéria. 

Da mesma forma que o MEI, o atendimento para quem deseja obter empréstimo é feito por agendamento, por meio do link http://agendamento.serra.es.gov.br. Os telefones para atendimento ao público são 3252-7237, 3252 2981 e 3252 7414 (para o programa Nosso Crédito).

Localizado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe, o Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta das 8 às 17 horas.