Estudante da Serra conquista prêmio estadual do Ministério Público do Trabalho pela segunda vez

João Victor, da Emef Dom José Mauro, teve desenho selecionado entre participantes de 16 municípios

Estudante da Serra conquista prêmio estadual do Ministério Público do Trabalho pela segunda vez


Texto: Elton Lyrio - Foto: Divulgação

O estudante João Victor Campos Neves, de 13 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Mauro Pereira Bastos, em Morada de Laranjeiras, conquistou pela segunda vez o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola. Na edição deste ano, João Victor participou na categoria “Desenho”, grupo 2.

O jovem artista já havia sido premiado em 2023, quando, além da estadual, venceu a etapa nacional. No concurso, os estudantes precisavam desenvolver atividades criativas sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes. O desenho de João foi considerado o melhor entre os estudantes do grupo 2, destinado a estudantes do 6° e do 7° ano.

Além de João Victor, a Serra teve destaque na premiação com outros estudantes. Sophia Pereira Santos, da Escola Irmã Dulce, no Parque Residencial Tubarão, conquistou o segundo lugar na categoria desenho do grupo 1.

Já Davi Guilherme Miranda Leão e Kathelleyn Vitória Martins Passos, da mesma escola, ficaram em segundo lugar na categoria “Poesia” do grupo 2. Todos foram orientados pelo professor Rafael Lima Preciso. Serra também foi premiada como a cidade da Grande Vitória com a maior dedicação ao prêmio.

Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, o desempenho da rede municipal no MPT na Escola 2025 é motivo de orgulho e mostra que a educação serrana trabalha pelo desenvolvimento integral dos estudantes como pessoas e cidadãos.

“Resultados como os de João Victor, Sophia, Davi e Kathelleyn mostram a força da nossa rede e o impacto que a educação tem na vida das pessoas. São exemplos de dedicação, criatividade e de como o trabalho coletivo entre escola e família gera resultados. Quando vemos jovens da Serra se destacando em um prêmio tão importante, reafirmamos que estamos no caminho certo: valorizando talentos, fortalecendo vínculos e formando cidadãos conscientes do seu papel no mundo. Parabenizamos não só os que venceram, mas também os que participaram e levarão esse aprendizado para a vida”, afirma a secretária. 

O Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) em parceria com o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam), tem como objetivo combater o trabalho infantil por meio da educação, conscientizando crianças e adolescentes sobre a erradicação do trabalho infantil e o incentivo à aprendizagem.

Talento

Agora no 7º ano, João Victor demonstrou mais uma vez seu talento ao abordar a importância da educação e do conhecimento em sua obra. "Eu meio que imaginava que eu poderia ganhar. Por eu ter participado outras vezes, eu sabia que, com esforço, era possível”, relatou João Victor, orientado pela professora Maria Aparecida Bonomo Barnabé. 

Ele também explicou sua motivação: "Eu quis expressar com o desenho a importância da educação e do conhecimento com o passar do tempo. Além disso, o tema proposto foi muito importante, que é o trabalho dentro da lei, que o adolescente só pode trabalhar como aprendiz para adquirir conhecimento. Me senti muito feliz ter ganhado duas vezes, ser bicampeão”, comemora o Estudante.

A diretora da Escola Dom José Mauro, Adriana Teodoro Pereira, destacou o orgulho que a unidade sente pela conquista do estudante. 

“Essa premiação é fruto de um trabalho contínuo de estímulo que desenvolvemos em nossa unidade. Reconhecemos desde cedo o potencial dos nossos estudantes e investimos no desenvolvimento de suas habilidades. Acreditamos que cada um tem um talento único e nosso papel é oferecer oportunidades para que eles possam se expressar e crescer. O sucesso do João Victor inspira outros estudantes a também buscarem seus sonhos”, afirma a diretora.

A mãe de João Victor, Fabíola Carvalho Campos Neves, destacou o papel fundamental da parceria entre família e escola no desenvolvimento do filho: “O desenvolvimento e a parceria nossa, como pais, com a escola é uma parceria muito produtiva. Desde muito cedo percebemos essa aptidão dele com a arte. Ele gosta muito de fazer poema também, gosta muito de participar das aulas de teatro, das aulas de tudo que envolve arte, desenho e expressão”, conta. 

Fabíola ressaltou ainda o impacto positivo da conquista: “Com o João sendo reconhecido, os outros estudantes percebem que também são capazes. Com dedicação, estudo, aprendizado e ouvindo os professores, eles também podem chegar lá. É o que eu sempre falo para ele: incentivar os amigos, procurar sempre mostrar as coisas que ele gosta na escola, porque todos têm a condição de serem premiados e de verem as suas aptidões reconhecidas”, conclui.