Estudantes da Serra participam de projeto que valoriza autoestima e ancestralidade
"Ancestrais do Futuro" promove valorização da cultura negra e capixaba nas escolas
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Valeska Mathias
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Diogo, em São Diogo, participaram da segunda edição do projeto “Ancestrais do Futuro”, iniciativa idealizada pela fotógrafa Iaiá Rocha que busca fortalecer a autoestima e valorizar a cultura negra e capixaba entre crianças e adolescentes da rede pública municipal.
Na terça-feira (4), foi realizada uma roda de conversa e uma oficina com a fotógrafa, seguida de sessão fotográfica no dia seguinte. Foram fotografados trinta estudantes do 2º ao 7º ano dos turnos matutino e vespertino.
O projeto desenvolve oficinas sobre imagem, autoestima e valorização cultural, além de promover formações com professores para fortalecer o debate sobre representatividade e identidade nas escolas. Ao final do ano, cada criança receberá três fotos impressas, além de ter as imagens em uma exposição na escola.
A professora de Artes Valeska Mathias, que acompanhou as atividades na escola, destaca que a participação no projeto reforça o compromisso com a educação antirracista e a promoção da igualdade racial no ambiente escolar. Além disso, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de sua identidade cultural e da importância da diversidade na sociedade brasileira.
“O contato das crianças com a arte da fotografia é transformador. Mais do que isso, trabalhamos a autoestima e o autorreconhecimento, ajudando na construção de uma autoimagem que enxergue a própria beleza e as próprias qualidades, além dos padrões impostos pela sociedade. E, principalmente, uma ação que exalta a ancestralidade”, destacou.
Iaiá Rocha foi criada no Território do Bem, uma região periférica de Vitória, é formada em Psicologia e Gestão de Projetos e atua com projetos culturais há sete anos.
Sua trajetória na fotografia profissional começou em 2017, quando focou seu trabalho na população negra. A fotógrafa fundou a Foto Melanina, uma iniciativa que utiliza a fotografia como ferramenta para a construção da autoestima de pessoas negras e para o resgate da história, cultura e memória negra.