Estudantes da Serra voltam às aulas em 04 de fevereiro

Estão mantidas as recomendações sanitárias por conta da pandemia da Covid-19

Estudantes da Serra voltam às aulas em 04 de fevereiro


Texto: Andreia Soares - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) definiu a data de retorno das atividades escolares para o ano letivo de 2022. Cerca de 72 mil estudantes matriculados na rede municipal da Serra voltarão às aulas no dia 04 de fevereiro. 

O retorno será totalmente presencial para todos os grupos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A Serra tem a maior rede de ensino do Espírito Santo, com 141 unidades, sendo 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). 

A previsão é de que a rede fique ainda maior com a entrega de dois novos CMEIs em 2022 e a municipalização de uma Escola de Ensino Fundamental, chegando, portanto, a 144 unidades. 

Recomendações sanitárias

A Sedu esclarece que serão mantidas as recomendações das autoridades sanitárias, uma vez que ainda estamos vivendo em meio a uma pandemia. Algumas das orientações para pais e responsáveis, são: 

- A família deverá cumprir o horário estabelecido de entrada e saída, para evitar aglomerações;
- O responsável pela criança deverá apresentar, obrigatoriamente, a carteirinha de identificação;
- A criança deve levar uma garrafinha de água com sua identificação;
- Utensílios pessoais, como copos, garrafinhas e talheres não devem ser compartilhados;
- A criança deverá usar máscara todo o tempo em que estiver no ambiente escolar e deverá ser colocada na mochila, dentro de uma sacola, mais duas máscaras para trocar após a refeição;
- Caso haja sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 da criança ou de qualquer pessoa do grupo familiar, a criança deve ficar em casa e a família deve comunicar a escola.

Higienização

Além dos cuidados citados acima, ao chegar na Unidade de Ensino, o estudante terá sua temperatura corporal aferida por um profissional, realizará a higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados em tapetes sanitizantes instalados na entrada. Esses procedimentos serão repetidos sempre que necessário, ao longo do período em que estiver em aula. 

Vale destacar, que com a volta presencial de boa parte dos estudantes já no segundo semestre de 2021, todos os matriculados receberam o uniforme escolar, acompanhado de duas máscaras de algodão com dupla camada, que podem ser lavadas e reutilizadas.