Estudantes da rede municipal apresentam produto criado em projeto de empreendedorismo

O projeto visa despertar o comportamento empreendedor nas crianças

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

Não é mais novidade que a Serra trabalha todos os dias para se tornar município ainda mais empreendedor. São diversas ações realizadas ao longo do ano como feiras, seminários e cursos de aperfeiçoamento para instruir, investir e dar destaque aos munícipes na área de empreendedorismo.

No primeiro semestre de 2022 a Secretaria Municipal de Educação da Serra apresentou para as Unidades de Ensino da rede o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, que vem sendo desenvolvido nas escolas com o objetivo de despertar o comportamento empreendedor nas crianças e nos estudantes. Essa também é uma parceria do SEBRAE, que disponibiliza o material próprio de orientação.

Em julho deste ano, durante a Feira Cidade Empreendedora, foi desenvolvido um estande específico para os estudantes onde foi ofertado Educação Empreendedora com o intuito de abordar o tema de uma forma lúdica através de palestras curtas para motivar os/as crianças/estudantes nos conhecimentos que já possuem, de modo a assumirem o protagonismo de suas histórias.

Nesta sexta-feira (04), os alunos do 2º ano da EMEF Altair Siqueira culminaram o projeto Jovens Empreendedores primeiros passos, que vem sendo desenvolvido em sala de aula, paralelo às disciplinas e as atividades já presentes no currículo, como escrita e leitura, despertando na criança/aluno o interesse de ver além e conhecer as possibilidades.

Como resultado, foi apresentada uma feira com tema central Temperos Naturais. Os alunos desenvolveram um produto que foi exposto aos familiares e comunidade escolar. A experiência foi completa, até a publicidade foi pensada e desenvolvida e pela turma.

Daniel Alpoim da Silva, da turma do 2º ano B, contou o que aprendeu com a experiência.

"Eu gostei muito do projeto, com ele eu aprendi qual o ciclo de vida das plantas e como elas chegam na nossa casa, elas vem da fazenda, entram no caminhão e são transportadas para o supermercado e depois vem para nossa mesa", contou.

Já para Maria Eduarda Cardoso Mattos, disse se interessar mais pela parte criativa.

"Nós trabalhamos com o ciclo das palestras e então criamos uma empresa. Foi a parte que eu gostei, de colocar nome, Tempeiro de Gruda. Uma homenagem a nossa turma", explicou.