Evento leva combate a LGBTIfobia para praça de Serra Sede

Ação será realizada na Praça Dr. Pedro Feu Rosa

Evento leva combate a LGBTIfobia para praça de Serra Sede


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Na próxima terça-feira (17), é celebrado o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia. Devido à importância da data, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), por meio do Departamento de Direitos Humanos e com o apoio do Fórum Municipal LGBTI+ da Serra promove a mostra “Cine Diversidade”. 

Tendo como tema "Por uma Serra sem LGBTIfobia", o evento será realizado na Praça Dr. Pedro Feu Rosa, em frente à antiga prefeitura, das 18 às 20h30. Na ocasião, será exibido o curta metragem  "Heterofobia: Mundo ao Contrário".

A atividade tem como objetivo informar e conscientizar a população da importância de se enfrentar a LGBTIfobia, bem como dialogar a respeito de ações sobre políticas públicas de enfrentamento ao problema. 

“Eventos como esse são importantes para dar visibilidade às demandas da população LGBTQIA+, que historicamente tiveram direitos violados ou não assegurados e são vítimas de várias formas de violência”, lembra a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota. 

O evento terá abertura com o DJ Wellington Luy e debate com o convidado Luís Felipe Dutra de Avelar, psicólogo e ativista LGBTI+.

Importância da data

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID).