Feira reúne arte, comida e música em Laranjeiras e deve receber 25 mil pessoas

A 1ª Feira Serra Cidade Empreendedora e Criativa começou nesta quinta e vai até domingo (28)

Feira reúne arte, comida e música em Laranjeiras e deve receber 25 mil pessoas

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A abertura da 1ª Feira Serra Cidade Empreendedora e Criativa, nesta quinta-feira (25), já comprova que a programação vai ser um sucesso. Os estandes estão repletos de artesanatos belíssimos, guloseimas doces e salgadas, e empreendedores prontos para fazer decolar seus negócios. A expectativa é de que 25 mil pessoas passem pelo local.

Tem bijuterias, roupas, artesanatos em cerâmica, madeira e em PVC, mel, embutidos caseiros, como linguiça e kit feijoada, arte com material reciclado, farofa artesanal, luminárias, miniatura de casinha de boneca, biscoitos, bolsas e muito mais produtos.

Além disso, foi criada uma praça de alimentação recheada de delícias e cervejas artesanais e, no meio do espaço, um palco onde todos os dias artistas locais vão apresentar boa música.

A feira acontece até domingo no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na área situada na Avenida BNH, ao lado do Shopping Laranjeiras. São cerca de 100 expositores, como artesãos, confeiteiros, produtores da agricultura familiar e demais pequenos empreendedores da Serra.

Nesta sexta-feira (26), a programação começa 16h e vai até 22 horas. No sábado (27), das 10h às 22h, e no domingo (28), das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Quem está expondo seu trabalho na feira é a artesã Sunsiaray Martins Sampaio, de Jacaraípe. Ela confecciona casas de bonecas em miniatura e já comemora a recepção que teve do público.

“Faço esse trabalho há cinco anos e meus clientes são principalmente mães, padrinhos e tios, que querem presentear as crianças. Feiras assim rendem bons negócios não apenas aqui, mas também no futuro, porque multiplicamos fazendo contatos”, disse Sundiaray.

Já a artesã Roseany Bispo levou para a Feira Serra Cidade Empreendedora e Criativa várias de suas peças decorativas produzidas com madeira. “Eu corto a madeira, desenho, penso na arte, nas cores e fico muito feliz quando venho para feiras e vejo a admiração das pessoas com a minha arte. É da minha arte que tiro o sustento da minha família, por isso esse tipo de ação é fundamental para todos nós”, declarou.

Quem passou por todos os estandes prestigiando os artistas e empreendedores foram as irmãs Norma Oliveira e Mônica Fernandes, moradoras da Serra. “Soube da feira no meu bairro e vim ver de perto cada trabalho. Está tudo muito bonito, com muita variedade”, disse Norma.

“Governo inteligente, inovador e criativo”

Na abertura do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (Sedep) da Serra, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, enfatizou a importância da feira para o desenvolvimento das empresas.

“Essa feira tem tudo a ver com o propósito desse governo. Quando o prefeito Sergio Vidigal diz que quer fazer um governo inteligente, inovador, criativo, é disso aqui que a gente está falando. É a oportunidade de fazer com que os empreendedores coloquem os seus produtos, troquem ideias, cresçam e criem networking e conhecimento. Como é bom a gente ver pessoas que começaram do nada e estão fazendo acontecer. A gente tem certeza de que a feira vai ser um sucesso”, declarou.

Também esteve na abertura o diretor técnico no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (Sebrae/ES), Luiz Henrique Toniato: “O Sebrae está apoiando porque acredita nesse projeto e sabe que programas assim ajudam a progredir o trabalho de expositores e empreendedores”.

Já o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, destacou em sua fala resultados que pequenos empreendedores já estão colhendo.

“É sempre muito prazeroso participar e incentivar esse tipo de evento porque a gente sabe que gera resultado. Ficamos felizes com os resultados, como temos aqui um expositor que já está saindo de MEI para pequena empresa, está crescendo. Feiras assim permitem que as pessoas façam negócios aqui, negócios futuros e cresçam ainda mais”, ressaltou.

A Feira Serra Cidade Empreendedora e Criativa é resultado da parceria entre a Prefeitura da Serra, através da Sedep e da Secretaria Municipal de Turismo, com a Aderes e com o Sebrae.

1ª Feira Serra Cidade Empreendedora

Datas: 25, 26, 27 e 28 de agosto.

Horários:

Sexta: 16h às 22 horas.
Sábado: 10h às 22 horas.
Domingo: 12h às 18 horas.