Filha de catadores de recicláveis conquista bolsa para estudar fora do país

Os locais de destino da estudante estão entre Estados Unidos, Inglaterra e Canadá

Filha de catadores de recicláveis conquista bolsa para estudar fora do país

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Com os olhos marejados de tanto orgulho e felicidade, os catadores de matérias recicláveis Alvanete Eleotério e Ubirajara dos Anjos falam do orgulho que estão sentindo por verem a filha Luíza, de 18 anos, ganhar uma bolsa para estudar fora do país.

“Já fui doméstica, trabalhei no comércio, auxiliar de crianças e hoje trabalho como catadora de material reciclável na Abrasol (Associação Banco Regional Ambiental Solidário), em Planalto Serrano. Por isso, é um sonho ver isso acontecer com a minha filha. A Luíza sempre se destacou, tem potencial e é dedicada aos estudos. Nunca fui chamada na escola, sempre que ia aos plantões pedagógicos era só elogio. Ela vai ser o que ela quiser ser”, afirmou a mãe coruja, que contou que fez parte da alfabetização da filha.

Já o pai Ubirajara, mais conhecido como “Bira”, revelou que antes mesmo da filha viajar ele já está sentindo saudades. “Ela sempre foi estudiosa. Estou orgulhoso. Que tudo isso seja e aconteça para a Glória de Deus, que a tem guiado até aqui”.

Seleção

Luíza participou de um processo seletivo, com provas escrita e oral, no ano passado. Assim que recebeu a notícia da aprovação, não parou de pensar na viagem. Os locais de destino da estudante estão entre Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. O país será escolhido por sorteio. “A minha torcida será para o Canadá, porque amo o frio”, disse a estudante.

A oportunidade para aperfeiçoar o inglês vai durar três meses. Esta será a primeira vez que Luíza vai viajar para fora do país.

“Pretendo levar um pouco do conhecimento que adquiri aqui e trazer ideias do que eu aprender lá, principalmente sobre como funciona a separação de resíduos. Quando eu voltar do intercâmbio também pretendo dar aulas de inglês para as crianças, de 6 a 9 anos, do bairro”, prometeu Luíza.

Dona Alvanete relembra que a filha cresceu vendo ela e o pai trabalhando na associação e lendo alguns livros que achava no meio dos recicláveis. “Ela sempre foi muito curiosa e esforçada. Quando Luíza era pequena sempre ajudava a cuidar de outras crianças na associação ou a mexer em algum programa no computador que não tínhamos o domínio. E por ela ter visto e acompanhado todas as dificuldades dos catadores, meu desejo é que ela se capacite e volte para contribuir com a nossa comunidade”, revelou a Alvanete.

A viagem

Durante o intercâmbio, com duração de três meses, além de ficarem hospedados em casas de famílias nativas, acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros, os alunos também participarão de passeios turísticos e culturais para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

Os organizadores do intercâmbio ainda não divulgaram a data da viagem, mas deve ser ainda no primeiro semestre deste ano.

A importância do apoio

A diretora do Departamento de Economia Solidária e Apoio ao Associativismo da Prefeitura da Serra, Rogéria Gomes, destacou a importância do apoio a empreendimentos solidários, como forma de transformar a realidade das comunidades.

“O apoio a empreendimentos solidários como esses convergem em bem-estar social e desenvolvimento dos núcleos familiares dos associados, exemplo disso são os excelentes resultados no nível educacional obtidos pelas jovens Luíza Eleotério, que os pais são catadores da Abrasol, em Planalto Serrano, e Rithelly Piveta de Andrade, que a mãe é associada da Recuperlixo de Jardim Tropical. Ambas conseguiram ser aprovadas em seleções que as levarão para estudar fora do país”.

Rogéria explica que a Prefeitura da Serra estabelece parceria com as associações de catadores, regularizadas no município, com intuito de repassar recursos financeiros e fornecer apoio técnico, através do Departamento de Economia Solidária e Apoio ao Associativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.