Filme conta a história da revolta de Queimado na Serra

A produção do curta foi viabilizada com os recursos da Lei Aldir Blanc

Filme conta a história da revolta de Queimado na Serra


Texto: Divulgação - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (11) será lançado o filme Queimado - a luta pela liberdade, que conta a história da revolta que marcou a história da Serra. O filme será disponibilizado na plataforma do YouTube, às 20 horas, por meio do link https://youtu.be/3f9gIXrb9OI. A produção do curta foi viabilizada com os recursos da Lei Aldir Blanc.

Trata-se de um documentário de audiovisual que retrata a história do patrimônio histórico Cultural de São José do Queimado, mostrando a importância do bem histórico e cultural na região de Queimado, focando a Revolta de Queimado, a arquitetura da igreja, a localização, a população, o restauro, e outros aspectos. 

Com 29 minutos, no filme são abordados a preservação do patrimônio histórico e da memória, a revolta dos negros escravos em busca pela liberdade, a promessa de alforria, a construção da igreja, a condenação dos negros e a terrível “Lagoa das Almas”.

O documentário pretende resgatar a história ocorrida em 1849 e mostrar os momentos de sofrimento e dor vividos pelos negros para conquistar a tão sonhada liberdade.