Fiscais da Serra e polícia fazem operação em ferros-velhos

'Operação Alcaíde' teve início na tarde dessa quinta-feira (22) e se estendeu até a manhã desta sexta (23)

Fiscais da Serra e polícia fazem operação em ferros-velhos

Texto: Munik Vieira - Foto: Divulgação/PMES

Três suspeitos detidos, drogas apreendidas, veículos recuperados, interdições, embargos e notificações em estabelecimentos irregulares. Esses foram os resultados da Operação Alcaíde, realizada por agentes da Prefeitura da Serra, das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.

A grande operação, realizada em diversos bairros próximos à 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Feu Rosa, teve início na tarde dessa quinta-feira (22) e se estendeu até a manhã desta sexta (23).

Cerca de 30 fiscais da prefeitura e 75 forças policiais estavam envolvidos na ação. O objetivo foi fiscalizar, com o apoio dos militares, a falta de alvarás necessários ao correto funcionamento dos ferros-velhos. Entretanto, questões de natureza criminal acabaram sendo levantadas, porque existiam suspeitas de que alguns desses estabelecimentos tenham relação com furtos e roubos de veículos na região.

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra, Mirian Soprani, destacou a importância da operação. "É trabalhar em conjunto, unidos, para garantirmos a segurança no município”, disse.

Já a secretária de Meio Ambiente, Áurea Galvão, falou sobre a parceria da Prefeitura da Serra com os órgãos de segurança pública do Estado. “Com as abordagens, foram identificadas diversas irregularidades referentes a questões ambientais. Serão adoatadas as respectivas medidas administrativas”, destacou.

Resultado da operação:

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano:

05 notificações de alvará de funcionamento.
02 interdições.
01 notificação de alvará de publicidade.
01 notificação de material em via pública.
05 notificações solicitando o Habite-se.
01 notificação para apresentar projeto aprovado e alvará de construção.

• Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

02 embargos a ferro-velho.
01 embargo a oficina.
01 notificação para outra oficina apresentar o comprovante de destinação final dos resíduos.

• Ações policiais:

511 pedras de crack apreendidas.
223 pinos de cocaína.
88 buchas de maconha.
04 veículos com registro de furto e roubo recuperados.
03 indivíduos com mandados de prisão detidos.
112 pessoas abordadas.
52 veículos abordados.