Fiscalização de Meio Ambiente recebe novos carros e equipamentos

Investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão

Fiscalização de Meio Ambiente recebe novos carros e equipamentos


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Fiscalização de Meio Ambiente da Serra está reforçada. Nesta sexta-feira (13), em solenidade no Horto Municipal, foram entregues três novos veículos, computadores e decibelímetros - equipamentos utilizados pelo Disque Silêncio para medição de som. 

O investimento ficou em torno de R$ 1 milhão. Os carros são do tipo caminhonete, duas Mitsubishi L 200  e uma Renault Oroch, todas com cabine dupla, carroceria coberta e equipadas com giroflex. Duas delas têm tração nas quatro rodas, para dar mais eficiência às ações realizadas em terrenos íngremes e no transporte de cargas. 

Foram entregues, ainda, 25 notebooks de última geração, para uso diário dos fiscais nas mais diversas frentes em que eles atuam. Para o controle da poluição ambiental, foram entregues dois novos decibelímetros, também de última geração, com elevado grau de precisão. 

“A Serra foi eleita pelo Ministério da Economia a cidade com melhor segurança jurídica do país. Mas sem o bom trabalho da fiscalização, todos esses prêmios que a prefeitura tem recebido não valeriam nada, porque não adianta desburocratizar, ter facilidade em obter licenças se ninguém fiscalizar. Por isso a administração está empenhada em oferecer para os fiscais de meio ambiente totais condições para desempenhar o trabalho com a segurança e convicção do que estão fazendo”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Claudio Denícoli”. 

O diretor de Fiscalização Ambiental, Wellington Freitas, acrescenta, junto com as melhorias nos equipamentos,  as mudanças de procedimentos para dar ainda mais agilidade aos trabalhos. “Planejamos capacitação para servidores, revisão da legislação e confecção de todos os procedimentos fiscais de forma digital, mudanças, importante lembrar, que dependem do trabalho de todos os fiscais”. 

Os equipamentos adquiridos irão reforçar as atividades desenvolvidas diuturnamente pela Fiscalização Ambiental da Serra, como resgate de animais silvestres, atendimento a denúncias de crimes ambientais, monitoramento e interrupção de ocupações ilegais, entre outras.